Artes Visuais | Notas

Bruno Gularte Barreto prepara o livro e a exposição “5 CASAS”

Change Size Text
Bruno Gularte Barreto prepara o livro e a exposição “5 CASAS” Foto: Bruno Gularte/Divulgação

A Estranho Produções está junto à Primeira Fila Produções na publicação do livro/arte intitulado 5 CASAS e na exposição de mesmo nome que estreia no Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS). A inauguração está sem data definida devido à instituição de bandeira preta em todo o Estado.

O livro/arte, concebido por Bruno Gularte Barreto, conta com texto de apresentação de Alexandre Santos e com colaboração de Amanda Teixeira (Azulejo Arte Impressa) e Daniel Eizirik (Riacho), e terá lançamento com larga distribuição para instituições de arte e educação do interior e da capital.

Com financiamento da lei Aldir Blanc, esses dois desdobramentos artísticos do projeto 5 CASAS retratam a busca pelas memórias de infância do artista sobre a pequena cidade no interior do Rio Grande do Sul onde nasceu, suas complexidades e contradições.

O público será conduzido conhecer uma velha professora de francês tocando um piano desafinado acompanhada de seus 36 gatos, um homem que vive há mais de 40 anos sozinho em uma fazenda mal assombrada, um grupo de freiras que conduzem uma escola de ensino fundamental, um jovem gay sofrendo bullying e agressões e um menino cujos pais morreram 20 anos atrás.

O trabalho retrata as imagens de memória do artista e de pessoas que foram importantes na sua formação, propondo uma arqueografia pessoal ao mesmo tempo melancólica e crítica da pequena cidade onde vivem. Ao retornar em busca de suas lembranças ele se depara com a realidade dos lugares e pessoas que ficaram e, através delas, vai redescobrir a sua própria história.

A exibição e a publicação fazem parte do projeto 5 CASAS, que teve origem no programa de mestrado em poéticas visuais no PPGAV/UFRGS. Desde então, o projeto contou com a realização de uma exposição a convite do Centro de Fotografía de Montevideo e de um longa-metragem documental 5 CASAS / 5 HOUSES. O filme participou de grandes eventos internacionais e, em novembro de 2020, teve sua première internacional como único longa-metragem brasileiro na competitiva oficial do maior festival de arte documental do mundo, o IDFA, em Amsterdam. Em março de 2021, estreou na França, no Festival de Toulouse.

A exposição, formada por uma série de fotografias, foto-instalações, objetos e vídeos,exibirá peças que lidam com os conceitos de memória, autobiografia e autoficção e está prevista para acontecer em 2021, no Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS).

Foto: Bruno Gularte/Divulgação

Mais informações no Facebook.

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?