Artes Visuais | Notas

Obra de arte do século XIX retorna à Pinacoteca Aldo Locatelli

Change Size Text
Obra de arte do século XIX retorna à Pinacoteca Aldo Locatelli Foto: Anselmo Cunha/PMPA/Divulgação

A tela intitulada Reconhecimento de Humaitá está de volta à Pinacoteca Aldo Locatelli, após um longo processo de restauro que durou sete anos.

Assinada pelo pintor italiano Eduardo de Martino (1838-1912), a obra retrata o momento da Guerra do Paraguai (1864-1870) em que o General Osório e seus comandados fizeram uma incursão exploratória sobre a Fortaleza de Humaitá no dia 16 de julho de 1868, visando analisar e aferir o potencial das defesas inimigas. Um ano depois a representação pictórica do episódio, foi exposta em Porto Alegre pelo próprio artista e desde então integra o acervo do Município.

O trabalho de grandes dimensões (1,95 x 2,95 m) é a segunda obra mais antiga do acervo da Pinacoteca Aldo Locatelli. Foi submetido a um delicado e complexo processo de restauração com limpeza química e mecânica da camada pictórica, remoção de verniz e de repinturas, reintegração pictórica, entalhamento e confecção de ornamentos faltantes à moldura e aplicação de folha de ouro conforme o original.

Até recentemente, os registros catalográficos da obra continham a denominação Passo da Pátria, mas após análise do especialista em história militar, Aldeir Isael Faxina Barros, esse título se demonstrou equivocado. Baseado em farta documentação, conhecimento detalhados sobre a Guerra do Paraguai e levantamento iconográfico sobre outros trabalhos de Eduardo de Martino, o pesquisador concluiu que o tema da pintura é o Reconhecimento de Humaitá, feito pelo invicto Comandante de Corpo General Osório.

Eduardo de Martino nasceu na Itália, em 1838, e morreu na Inglaterra, em 1912. Foi oficial da Marinha italiana de 1849 a 1855, conhecimento que o tornou expert em pinturas de batalhas navais. Veio para o Brasil em 1868 onde permaneceu até 1875. Esteve em Porto Alegre em 1869 onde apresentou três de suas obras relacionadas à Guerra do Paraguai.

Foto: Anselmo Cunha/Divulgação
RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?