Artigos, Cinema

Atom Egoyan exorciza o passado em “Convidado de Honra”

Change Size Text
Atom Egoyan exorciza o passado em “Convidado de Honra” California Filmes/Divulgação

Novo filme do prestigiado cineasta egípcio-canadense Atom Egoyan, Convidado de Honra (2019) será lançado exclusivamente nas plataformas digitais brasileiras nesta quinta-feira (15/10). Exibido no Festival de Veneza em 2019, o drama estará disponível no Claro Now, Amazon Prime Video,  iTunes /Apple TV, Google Play e Vivo Play.

Convidado de Honra gira em torno do inspetor de vigilância sanitária Jim (David Thewlis) e sua filha Veronica (Laysla De Oliveira), uma jovem professora de música de ensino médio, que precisam resolver suas complicadas relações e segredos em comum. Alternando lembranças e episódios no tempo presente, o drama explora questões como culpa, memória e perdão.

Veronica está presa por conta de uma denúncia de assédio sexual a um menor feita pelo motorista de ônibus de sua escola, que, apaixonado pela professora, não aceita a proximidade dela com um dos estudantes. A acusação é injusta, mas ainda assim Veronica aceita cumprir a pena. Já Jim se ressente pela morte da mãe de Veronica, enquanto é confrontado pela filha por causa de uma suposta relação que teria mantido com sua professora de piano na infância.

California Filmes/Divulgação

Diretor de produções memoráveis como Exótica (1994), O Doce Amanhã (1997) e Ararat (2002), em que os fantasmas do passado voltam para assombrar os personagens na atualidade, Atom Egoyan argumenta que “Convidado de Honra é uma investigação emocional do vínculo entre um pai e uma filha. Onde sua história foi abalada por eventos que nenhum dos dois compreende totalmente. Ambos tentam entender a natureza de sua conexão um com o outro”. O cineasta completa: “Embora entendamos desde o início do filme que seu relacionamento físico terminou com a morte do pai, os detalhes de seu passado são revelados em uma forma de autópsia psicológica”.

A atriz Laysla De Oliveira é canadense filha de pais brasileiros. Já o inglês David Thewlis levou o prêmio de melhor ator no Festival de Cannes por Nu (1993), de Mike Leigh, e estrelou produções como Assédio (1998), de Bernardo Bertolucci, Anomalisa (2015), de Charlie Kaufman, e Macbeth: Ambição e Guerra (2015), de Justin Kurzel – além de ter encarnado o personagem Remus Lupin em quatro filmes da série Harry Potter. O elenco inclui ainda o ator norte-americano Luke Wilson no papel de um padre católico e a atriz libanesa Arsinée Khanjian, esposa de Egoyan, como sócia de um restaurante de comida típica.

California Filmes/Divulgação

California Filmes/Divulgação

Convidado de Honra: * * *  

COTAÇÕES

* * * * * ótimo     * * * * muito bom     * * * bom     * * regular     * ruim

Assista ao trailer de Convidado de Honra: 

RELACIONADAS

Escolhe um dos combos

Pagamento exclusivo via cartão de crédito