Artigos | Cinema

Catherine Deneuve atormentada por obsessões sexuais

Change Size Text
Catherine Deneuve atormentada por obsessões sexuais Belas Artes à la Carte/Divulgação

Um dos títulos que entraram recentemente no catálogo da plataforma de streaming Belas Artes à la Carte é um clássico do cinema moderno: Repulsa ao Sexo (1965). Primeira produção em inglês do polonês Roman Polanski, o filme inaugura a chamada “trilogia do apartamento macabro” do cineasta – que se completa com O Bebê de Rosemary (1968) e O Inquilino (1976). Estrelado por Catherine Deneuve, a obra é um assustador terror psicológico sobre uma mulher traumatizada pelo abuso sexual sofrido no passado.

A história de Repulsa ao Sexo se passa em Londres, onde a imigrante belga Carol Ledoux (Deneuve) divide um apartamento com sua irmã mais velha Helen (Yvonne Furneaux) e trabalha como manicure em um salão de beleza. Emocionalmente instável, Carol raramente fala, manifestando-se apenas a respeito de temas como o incômodo que lhe causa a presença em casa de Michael (Ian Hendry), namorado de Helen.

Na verdade, Carol sente-se atordoada com presenças masculinas, ficando inquieta quando escuta Helen e Michael fazendo amor e sentindo-se incapaz de rejeitar os avanços de Colin (John Fraser) um pretendente que está apaixonado por ela. Outra perturbação da jovem são as rachaduras nas paredes do apartamento, que ela tenta consertar obsessivamente.

Belas Artes à la Carte/Divulgação

Quando Helen e Michael saem de férias para Pisa, na Itália, Carol se tranca no apartamento, abandonando o trabalho. Lá, ela fica quase hipnotizada pela solidão – o que leva à deterioração de seu estado mental à medida que neuroses e traumas vêm à tona. Rapidamente as alucinações do personagem conduzem-na à loucura, afetando também aqueles que estão tentando entrar em contato com ela.

Repulsa ao Sexo contém a primeira representação do orgasmo feminino – apenas som – a ser aprovada pelo British Board of Film Censors, organização responsável pela classificação de filmes, DVDs e alguns jogos eletrônicos dentro do Reino Unido. Em sua autobiografia, Polanski admitiu que ele e o corroteirista Gérard Brach idealizaram o filme para que ele obtivesse um sucesso comercial que os ajudasse a financiar Armadilha do Destino (1966), um projeto muito mais pessoal para ambos, reunindo no elenco Donald Pleasence e Françoise Dorléac – irmã de Catherine Deneuve.

Esse suspense psicológico foi rodado em uma expressionista fotografia em preto e branco por Gilbert Taylor, que havia trabalhado recentemente nos filmes Dr. Fantástico (1964), de Stanley Kubrick, e Os Reis do Iê-Iê-Iê (1964), estrelado pelos Beatles. O inglês fotografou os apartamentos de amigas para se inspirar em Repulsa ao Sexo.

Um dos mais interessantes e perturbadores dramas da extensa e diversificada filmografia de Polanski, Repulsa ao Sexo rendeu ao grande cineasta polonês o Prêmio Especial do Júri e o prêmio da crítica internacional no Festival de Berlim de 1965.

Belas Artes à la Carte/Divulgação

Belas Artes à la Carte/Divulgação

Repulsa ao Sexo: * * * * *  

COTAÇÕES

* * * * * ótimo     * * * * muito bom     * * * bom     * * regular     * ruim

Assista ao trailer de Repulsa ao Sexo:

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?