Artigos | Cinema

“Despedida” viaja atrás de infância quase esquecida

Change Size Text
“Despedida” viaja atrás de infância quase esquecida Elo Studios/Divulgação

Após uma trajetória em festivais, o filme gaúcho Despedida (2022) estreia nesta quinta-feira (3/8). Rodado em 2019, o longa-metragem da dupla de realizadores Luciana Mazeto e Vinícius Lopes viaja entre a fantasia e o real, em uma jornada em busca de uma infância quase esquecida.

A história de Despedida se passa durante o Carnaval, quando Ana (Anaís Grala Wegner), uma menina de 11 anos, viaja ao interior do Rio Grande do Sul para o funeral de sua avó. À noite, pela janela, ela vê o fantasma da avó entrando na floresta perto da casa da família. Quando decide segui-la entre as árvores, a pequena protagonista descobre um mundo de fantasia e mistério.

No caminho, a garota percebe que, para resolver uma antiga desavença da família, precisa resgatar o mundo imaginário de sua mãe que foi abandonado e esquecido na mata onde enterrou sua infância. Mas, nesse caminho, Ana esbarra em bruxas, criaturas estranhas, vilões de fábulas e um cão feroz que guarda a passagem para esse mundo fantástico.

Elo Studios/Divulgação

O elenco de Despedida conta ainda com Patricia Soso, Sandra Dani, Ida Celina, Marielly da Cruz, Kiko Ferraz, Silvia Duarte, Clemente Viscaíno, Frederico Machado e Kauã Machado. Antes de Despedida, Luciana Mazeto e Vinícius Lopes dirigiram Irmã (2020), primeiro longa-metragem do casal – que teve estreia mundial no 70º Festival de Cinema de Berlim, integrando a mostra Generation Kplus.

“Irmã” anuncia o fim do mundo patriarcal – e o início de uma nova era

Antes de chegar aos cinemas, Despedida ganhou os prêmios de melhor atriz e direção de arte do Festival de Gramado de 2022, além de ter sido escolhido o melhor longa na competição nacional do Fantaspoa do ano passado. O filme também esteve presente na 45ª Mostra de Cinema Internacional de São Paulo e no Olhar de Cinema de Curitiba, ambos em 2021.

“Fizemos o Despedida pensando nos filmes que nos emocionaram quando éramos pequenos, nas aventuras e mundos mágicos que nos encantaram e povoaram para sempre o nosso imaginário. A gente torce para que o Despedida possa emocionar e encantar os grandes e pequenos de hoje”, comentam os diretores. A fim de evocar um universo mágico e misterioso – que lembra por vezes o clássico Alice no País das Maravilhas –, o filme exibe diversas sequências em animação, além de utilizar efeitos visuais especiais.

Leia entrevista com Luciana Mazeto e Vinícius Lopes aqui.

Elo Studios/Divulgação

Despedida: * * *

COTAÇÕES

* * * * * ótimo     * * * * muito bom     * * * bom     * * regular     * ruim

Assista ao trailer de Despedida:

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?