Cinema | Notas

Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo

Change Size Text
Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo "Os Anéis da Serptente". Foto: Still/Divulgação

Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo – Curta Kinoforum realiza sua 31ª edição de forma online, via plataformas digitais, tornando-se acessível em todo o território brasileiro. Criado e dirigido por Zita Carvalhosa e organizado pela Associação Cultural Kinoforum, o evento acontece entre os dias 20 a 30 de agosto, com programação totalmente gratuita

Um dos maiores e mais tradicionais eventos dedicados ao formato do curta-metragem no mundo, o festival apresenta este ano uma programação com um total de 212 filmes, representando 46 países de cinco continentes. Na programação estão projetos desenvolvidos durante o confinamento social decorrente da pandemia de Covid-19. Também estão agendados encontros, debates, masterclass, atividades de formação, um seminário internacional e happy hours. 

Na quinta (20/8), às 20h, acontece a cerimônia de abertura, de forma virtual, com exibição de títulos de destaque do festival. Os filmes, as lives e demais atividades virtuais estão acessíveis no site ou pelos aplicativos innsaei.tv para celulares, tablets e smart TVs disponíveis nas lojas do Google Play ou Apple Store (para televisores, utilizar Airplay e Chromecast). 

Para Zita Carvalhosa, “o grande desafio desta edição do festival foi colocado quando foram estabelecidas as medidas de confinamento social, no mês de março, e a inviabilidade de eventos presenciais. Foi quando tivemos que decidir se iríamos manter suas datas tradicionais em agosto e como seria se não pudesse ser presencial. Decidimos continuar o processo de seleção e no início de maio já não tínhamos mais dúvidas e partimos firme para desenhar a edição online, buscando uma navegação amigável e prazerosa para exibir mais de duas centenas de curtas-metragens”.

Segundo a diretora do festival, “o esforço maior foi buscar, no ambiente virtual, o próprio ambiente do evento, com seus fundamentais encontros entre o público cinéfilo e os cineastas e profissionais de várias latitudes e longitudes. Para tal, buscamos uma parceria que aceitasse essa premissa de construir uma plataforma especialmente desenhada para um festival com programação dinâmica e com a possibilidade de apresentar sessões de filmes e garantir as trocas entre as pessoas”. O resultado, na sua opinião, “está se mostrando bastante positivo”. Carvalhosa acredita que “a exibição nessas novas telas veio para somar, mesmo quando a crise sanitária tiver passado”.

A programação do festival é organizada em Mostra Limite, Mostra Internacional, Mostra Latino-Americana, Programas Brasileiros, Mostra Infantojuvenil, Programas Especiais e Atividades Paralelas.

Foto: Still/Divulgação

Foto: Still/Divulgação

Foto: Still/Divulgação
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?