Cinema | Notas

Festival POE de Cinema Fantástico confirma sexta edição em parceria com a Darkflix

Change Size Text
Festival POE de Cinema Fantástico confirma sexta edição em parceria com a Darkflix Cartaz. Foto: Divulgação

O Festival POE de Cinema Fantástico se adapta às estruturas online com uma nova maneira de exibição de seus filmes e uma nova categoria para trazer maior diversidade ao evento.

Entre os dias 21 e 30 de abril, serão exibidos 68 filmes, entre produções nacionais e internacionais e mostra nacional competitiva. As grandes novidades dessa edição são a parceria com a Darkflix, maior plataforma de cinema fantástico da América Latina, e duas novas categorias: Queen Fantástico e Anima Sanja.

A exibição dos filmes no formato online, além de necessária no momento, também é uma oportunidade de aumentar o alcance e as possibilidades do festival, que pretende incluir o formato em suas próximas edições, realizando um evento híbrido, unindo virtual e o presencial. A parceria com a Darkflix potencializa ainda mais o objetivo do festival de fortalecer o cenário audiovisual, abrir novos espaços de exibição para quem faz cinema fantástico, trazer entretenimento de qualidade e exibir filmes que muitas vezes estão fora do circuito comercial.

Nesta edição, a programação também conta com oficinas, bate-papos e apresentações online e gratuitas, e novidades nas categorias de exibição: a Queen Fantástico, com filmes protagonizados e dirigidos por Drag Queens, e a Anima Sanja, uma mostra nacional com animações do gênero terror.

A intenção é trazer maior diversidade para o Festival e aproveitar as plataformas online para compartilhar posicionamentos e maneiras de fazer cinema fantásticos diferentes à cena.

Para dar início ao festival, será realizada uma live com a cineasta Liz Vamp, filha de José Mojica Marins, o eterno Zé do Caixão. Ela abre o festival com uma voz e uma representatividade importante.

Neste ano, foram selecionados 68 filmes para a mostra competitiva, sendo 50% deles dirigidos por homens e os outros 50% por mulheres. “A cada edição queremos abrir mais espaço para mulheres, negras e negros, brasileiras e brasileiros orientais, povos originários, e lgbtqia+. Além disso, O P.O.E tem maioria feminina na organização e isso precisa refletir no festival como um todo”, conta a organização do evento.

A 6ª edição do Festival POE de Cinema Fantástico é contemplada pelo Edital PROAC Expresso Lei Aldir Blanc (Lei 14.017/2020), através do Governo Federal, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura e Economia Criativa e PROAC.

Cartaz. Foto: Divulgação
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?