Cinema | Notas

Filme brasileiro com foco na equidade de gênero é premiado nos Estados Unidos

Change Size Text
Filme brasileiro com foco na equidade de gênero é premiado nos Estados Unidos Frame. Foto: Martha Becker Connections/Divulgação

Contando a história de doze mulheres brasileiras muito especiais, o filme Como Ela Faz? conquistou o prêmio de melhor curta-metragem estrangeiro, no Hollywood Women’s International Film Festival

Patrocinado pela PwC Brasil, por meio da Lei de Incentivo do Audiovisual, o filme mostra um dia na vida de doze mulheres brasileiras, de diferentes profissões, com foco na equidade de gênero, participação no mercado de trabalho e seus muitos desdobramentos.

Entre os depoimentos, a obra traz as experiências de uma astrônoma, de uma agricultora, de uma economista, uma mulher trans, uma mulher indígena, uma diarista e uma professora da educação básica, além de políticas, artistas e atletas brasileiras.   

— A participação da mulher no mercado de trabalho é algo muito importante e, infelizmente, por vezes, não é valorizada devidamente pela sociedade. Ao jogar luz sobre esse assunto, o curta-metragem nos provoca a reflexão. Quando escolhemos apoiar o filme, o fizemos justamente por tratar de um tema que é caro a nós, algo que defendemos como parte de nossas políticas internas e que buscamos expandir para todos os nossos clientes e comunidades em que estamos presentes. Por isso, é motivo de muito prazer e orgulho assistir a trajetória vencedora do curta — diz Maria José De Mula Cury, sócia da PwC Brasil. 

Cida, Adriana, Cris, Maitê, Kamila, Djamila, Duília, Gabriela, Carla, Jéssica, Gina, Nina: na vida de cada uma delas, a palavra “trabalho” abrange muitos significados, além do simplesmente profissional.

Com produção da Tocha Filmes, o curta revela a longa jornada que ainda temos pela frente quando se trata de buscar e promover uma equidade de gêneros mais justa no mercado de trabalho. 

Realizado anualmente pelo Hollywood Women’s Film Institute, organização de educação e arte feminista sem fins lucrativos sediada em Los Angeles, o festival busca oferecer oportunidades para que mulheres de todo o mundo exibam seus filmes, buscando o envolvimento de mulheres e homens na conscientização, trabalho conjunto e discussão do tema, com o objetivo de acabar com a desigualdade racial e de gênero.

A edição 2020 do festival foi realizada entre os dias 19 e 21 de setembro.

Cartaz. Foto: Divulgação
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?