Cultura | Notas

Teixeirinha na programação do Dia Estadual do Patrimônio

Change Size Text
Teixeirinha na programação do Dia Estadual do Patrimônio Cartaz. Foto: Imprensa CCMQ/Divulgação

Durante o mês de agosto, o Instituto Estadual de Música (IEM) e a Discoteca Pública Natho Henn celebram o Dia Estadual do Patrimônio – comemorado na dia 17. Este ano, a temática escolhida pela Secretaria de Cultura do Estado é Narrativas Abrangentes: Memórias e Identidades, e o IEL e a Discoteca propuseram uma homenagem a Teixeirinha.

Nascido no município de Rolante, em 3 de março de 1927, Vítor Mateus Teixeira, o Teixeirinha, foi um dos artistas mais prolíficos, múltiplos e bem-sucedidos do estado em todos os tempos. Maior vendedor de discos da história do Rio Grande do Sul e um dos maiores do Brasil – chegou a ser chamado de O Rei do Disco e até rivalizou com o ‘Rei’ Roberto Carlos, recebeu 13 discos de ouro em sua carreira. Gravou mais de 50 álbuns e compôs aproximadamente 1.200 canções. Radialista igualmente de sucesso, apresentou o lendário Teixeirinha Amanhece Cantando, nas rádios Gaúcha e Farroupilha, durante a década de 1970. Teixeirinha também teve atuação destacada no cinema, protagonizando 12 filmes, sendo 10 deles lançados por sua própria empresa, a Teixeirinha Produções Artísticas.

Teixeirinha foi um raro artista da música regional rio-grandense a fazer sucesso nacional e internacional . Excursionou por todo o Brasil, pelas américas e pela Europa. Sua música permanece popular até hoje, mais de 3 décadas após sua morte. O artista também passou por cima de preconceitos. Sua música, considerada inicialmente de mau gosto, há muito vem sendo reavaliada, motivando inclusive estudos acadêmicos. No final de 2019, a Editora Diadorim publico a biografia, Teixeirinha – Coração do Brasil, do jornalista Daniel Feix.

A celebração da vida e obra de Teixeirinha não fica restrita ao Dia Estadual do Patrimônio. Neste fim-de-semana, o Instituto Estadual de Música e a Discoteca Pública Natho Henn iniciam a programação especial, que segue até o dia 22 de agosto.

Para saber mais acesse www.cultura.rs.gov.br/dia-do-patrimonio

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?