Dança | Reportagens

Tablado Andaluz celebra mais de 30 anos dedicados ao flamenco

Change Size Text
Tablado Andaluz celebra mais de 30 anos dedicados ao flamenco Foto: Divulgação Tablado Andaluz

Um dos mais tradicionais espaços dedicados ao ensino e à difusão da arte flamenca no país, o Tablado Andaluz completou 30 anos de atividades em 2021. Devido à pandemia, foi adiada para 2022 a estreia do espetáculo La Casa del Flamenco, que celebra a trajetória do estabelecimento. Neste sábado (5/11), às 21h, no Theatro São Pedro, a montagem reunirá personagens e momentos marcantes do Tablado, local que acolhe apresentações, bar, restaurante, companhia e escola de dança.

“O Tablado Andaluz começou em 1991, fundado por mim e pelo Robinson Gambarra, com a ideia de ser uma escola de dança especializada em flamenco. Quase dez anos depois, partimos para a gastronomia”, recorda Andréa Franco, bailaora, professora e idealizadora do Tablado. Ela destaca também o pioneirismo do espaço como primeira escola de flamenco registrada no Brasil. Atualmente, o estabelecimento localizado na avenida Venâncio Aires, 556 oferece aulas de flamenco para diferentes níveis – do básico ao profissional, incluindo aulas de castanhola –, promove jantares às sextas-feiras, realiza telentregas de paella e recebe shows e eventos.

Foto: Divulgação Tablado Andaluz

“Até então, o flamenco existia amparado por escolas de balé clássico ou centros espanhóis, mas sem um lugar totalmente voltado à pesquisa do flamenco como o Tablado Andaluz. Aqui, surgiram grandes talentos do baile que se destacaram na Espanha, o que significa um trabalho de base muito consistente”, completa. Franco aponta ainda o olhar do Tablado Andaluz para além da dança, contemplando a arte flamenca como um todo e recebendo convidados como Eva Yerbabuena, Farruquito e Paco de Lucía. “Outros restaurantes acolhem grupos de flamenco, mas o Tablado sempre apresenta shows. Por conta desse perfil, grandes nomes do flamenco internacional se apresentaram aqui”, explica a idealizadora do espaço.

Andréa Franco. Foto: Claudio Etges

O espetáculo La Casa del Flamenco começou a ser pensado em 2020. Com as paralisações por tempo indeterminado da pandemia, o projeto se transformou em livro – com previsão de lançamento em 2023. A partir das reflexões em torno da publicação, a ideia de levar a história do Tablado Andaluz aos palcos veio à tona novamente. Em vez de reapresentar coreografias, a concepção do espetáculo voltou-se a momentos marcantes da história do espaço, com novos figurinos, cenários e coreografias.

Andréa Franco assina a direção, as coreografias e a cenografia de La Casa del Flamenco, que leva 40 artistas, entre corpo de baile e solistas, ao palco do São Pedro. A direção musical é de Pedro Fernández, filho de Franco. A música ao vivo fica a cargo da Banda Flamencura, com cante de Pedro Fernández – que também é o bailaor solista – e do cantaor argentino Santino Torres. Participam ainda os bailaores Graziela Silveira e Robinson Gambarra.

Pedro Fernández. Foto: Rafael de Canto

Além de contar com alunos e profissionais do Tablado, a montagem convida integrantes de outras escolas de flamenco, como La Serrana e Campana Flamenca – antigas filiais do Tablado Andaluz em Caxias do Sul e Novo Hamburgo, respectivamente. O espetáculo também homenageia a bailaora Geraldine Tisser (1939 – 2022), que faleceu em junho deste ano.

Passados os percalços da pandemia, a terceira década de atividades do Tablado Andaluz inclui projetos como a reforma da cozinha e mudanças no cardápio. “Queremos ampliar a gastronomia com uma pesquisa mais profunda, oferecendo outros sabores da culinária espanhola, além da paella”. Nos palcos, a ideia é realizar novas apresentações de La Casa del Flamenco e levar o espetáculo para outras cidades do RS. “Vamos seguir trabalhando com calma, fazendo as coisas que a gente gosta e tocando o Tablado com amor e carinho, sempre divulgando o flamenco.”

Espetáculo La Casa del Flamenco
Onde: Theatro São Pedro (Praça Marechal Deodoro, s/n)
Quando: 5 de novembro de 2022
Horário: 21h
Ingressos à venda no site do Theatro São Pedro

Gostou desta reportagem? Garanta que outros assuntos importantes para o interesse público da nossa cidade sejam abordados: apoie-nos financeiramente!

O que nos permite produzir reportagens investigativas e de denúncia, cumprindo nosso papel de fiscalizar o poder, é a nossa independência editorial.

Essa independência só existe porque somos financiados majoritariamente por leitoras e leitores que nos apoiam financeiramente.

Quem nos apoia também recebe todo o nosso conteúdo exclusivo: a versão completa da Matinal News, de segunda a sexta, e as newsletters do Juremir Machado, às terças, do Roger Lerina, às quintas, e da revista Parêntese, aos sábados.

Apoie-nos! O investimento equivale ao valor de dois cafés por mês.
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Gostou desta reportagem? Ela é possível graças a sua assinatura.

O dinheiro investido por nossos assinantes premium é o que garante que possamos fazer um jornalismo independente de qualidade e relevância para a sociedade e para a democracia. Você pode contribuir ainda mais com um apoio extra ou compartilhando este conteúdo nas suas redes sociais.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! Faça login e tenha acesso a todos os nossos conteúdos.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?