Cinema | Infantil | Notas

Drive-in e 18 curtas-metragens integram a programação gratuita da Mostra Semente

Change Size Text
Drive-in e 18 curtas-metragens integram a programação gratuita da Mostra Semente Entre os filmes exibidos está "Dilúvio". Foto: Carla Dutra/Divulgação

A Semente – Mostra Infantil de Cinema e Sustentabilidade se reinventou para manter uma programação qualificada e divertida, focada em sustentabilidade e voltada ao público infantil durante a pandemia.

Em sua quarta edição, 18 curta-metragens brasileiros estarão disponíveis em um canal online entre os dias 17 de outubro e 30 de novembro. A mostra também contará com duas sessões na modalidade drive-in, seminários para professores, educadores e pais (desta vez, na versão online) e ações junto a escolas em atividades na modalidade remota. Tudo de forma gratuita. 

Tradicionalmente realizada durante a Virada Sustentável de Porto Alegre, a Semente – Mostra Infantil de Cinema e Sustentabilidade tem como propósito sensibilizar as crianças para o tema da sustentabilidade, disseminando um olhar proativo e responsável estimulado pelos filmes selecionados.

A curadoria dos títulos foi feita por duas especialistas na área: Luiza Lins, idealizadora da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis e membro do Grupo Nacional Cultura Infância, e Aletéia Selonk, produtora da Okna Produções, de Porto Alegre, e gerente do Tecna.

— A sustentabilidade é pauta prioritária para a sociedade contemporânea e as crianças são ainda mais empáticas diante destes assuntos. O audiovisual, por meio do entretenimento, do lúdico e do seu potencial em ativar as emoções, é terreno fértil para promover reflexões necessárias e estimular que hábitos sustentáveis sejam incluídos no cotidiano das crianças — avalia Aletéia.

A Semente parte de um conceito amplo de sustentabilidade, considerando as suas principais dimensões – ambiental, econômica e social. A mostra trata de proteção do meio ambiente pela preservação dos insumos naturais e erradicação da poluição. Suas produções audiovisuais, vindas de 10 Estados brasileiros, têm duração entre 2 e 25 minutos e  abordam a diminuição do consumo, a valorização das culturas locais, a igualdade social, os direitos humanos e a ética. 

Entre os filmes exibidos está Dilúvio, que tem como personagem central o Arroio Dilúvio narrando a história de um grupo de estudantes e sua professora que fazem um passeio da nascente à sua foz juntos em uma divertida investigação. Preservação, viver em comunidade e a poluição de cada um de nós são temas que surgem nas margens do arroio que cruza a cidade de Porto Alegre. O roteiro e direção são assinados por Gustavo Spolidoro.

A 4ª edição da Semente – Mostra Infantil de Cinema e Sustentabilidade tem o financiamento do PróCulturaRS e Secretaria de Cultura do Estado do RS, produção da Okna Produções, parceria da Virada Sustentável e patrocínio exclusivo da Braskem

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?