Literatura | Notas

Livro retrata a vida no campo no RS na primeira metade do século XX

Change Size Text
Livro retrata a vida no campo no RS na primeira metade do século XX Foto: Eduardo Amorim/Divulgação

Parando Rodeio nas Lembranças, escrito pelo médico caçapavano Juarez Teixeira, reconstrói  um pouco do cotidiano da vida no campo do Rio Grande do Sul na primeira metade do século XX.

A obra, com 180 fotos e mais de 150 páginas de texto, está dividida em 20 capítulos, que abrangem desde o dia-a-dia e os costumes da casa – como a alimentação, roupas, brinquedos e medicina caseira – até as lidas do gaúcho: a tosquia, a doma, as carreteadas, o rodeio, entre outros. Sem deixar de fora os momentos de lazer da gauchada, com as pescarias, caçadas, carreiras, bailes e jogos.  

— O objetivo do livro é manter a história viva para as novas gerações, colocar no papel como era a vida lá fora para que isso não desapareça completamente — diz o autor.

Juarez destaca que hoje grande parte dos jovens não tem uma ideia clara de como era  vida no campo antigamente e de como foi difícil desbravar esse pampa gaúcho.  

O texto de apresentação é do jornalista e escritor Paulo Mendes, autor da série de livros Campereadas: “Ler essas recordações é voltar no tempo, é ser guri outra vez, caminhando num domingo de manhã com o caniço nos ombros em direção à sanga, retornar à casa dos avós, enxergar os tropeiros repontando o gado, tomar café de cambona, saborear o carreteiro ou o churrasco no fogo de chão e ouvir a gritaria de uma manhã de marcação. (…) Quem não conheceu a vida dessa época vai aprender. Aqueles que a viveram vão se extasiar com as minúcias e se lembrar de tanta coisa que estava escondida num escaninho secreto da alma”. 

Os capítulos possuem uma música de trilha sonora de sugestão e a playlist completa pode ser acessada com a leitura do código QR impresso na contracapa, ou direto no Spotify.

O livro é ilustrado também com ditados gauchescos e fotos de objetos que vão compor o primeiro museu privado de Caçapava do Sul, em fase de montagem e com previsão de inauguração na segunda metade de 2021.  

Em função do coronavírus, Parando Rodeio nas Lembranças não terá lançamento presencial. O livro impresso (editora Ponto e Vírgula) poderá ser adquirido pela internet. O primeiro livro do autor, Caçapava, um olhar sobre o século XX, está em segunda edição.  

Contato:  
e-mail [email protected] e Whatsapp +54 911 55983376  ou +55 55 9628-2440

Capa. Foto: Divulgação
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?