Música | Notas

Bebel Gilberto lança seu álbum mais íntimo

Change Size Text
Bebel Gilberto lança seu álbum mais íntimo Foto: Luigi Lango/Divulgação

Há dois anos, Bebel Gilberto decidiu trocar Nova York, onde nasceu e viveu as três últimas décadas, pela cidade que reconhece como sua, o Rio de Janeiro. Veio para poder ficar mais perto dos pais, a cantora Miúcha e o gênio da bossa-nova João Gilberto, sem imaginar que logo perderia ambos no curto período de seis meses. O que aconteceu a partir dali foi um caleidoscópio de emoções que a levou a rever seu passado recente e as músicas que acabara de compor. Onze delas deram origem ao álbum inédito AGORA, o mais íntimo e confessional de sua já longa carreira.

Primeiro trabalho de estúdio da artista em seis anos, AGORA recebeu tratamento vip da gravadora belga [PIAS] Recordings e tem lançamento mundial nesta sexta (21/8), com produção de Thomas Bartlett. Responsável pelo som de grandes nomes da música internacional – como Norah JonesFlorence + The MachineSufjan StevensSt. Vincent e Yoko Ono -, ele divide com Bebel a autoria de todas as faixas. Mart’nália participa de uma das músicas, Na Cara, na qual também aparece como coautora.

O lançamento do novo álbum coincide com duas datas importantes na trajetória da artista. Há exatos 40 anos, uma adolescente e insegura Bebel, então com 14 anos, estreava ao lado do pai cantando Chega de Saudade em um especial de tevê que se tornaria icônico. E há 20 anos o seu primeiro disco internacional, Tanto Tempo, estourou no mundo com quase três milhões de cópias vendidas e a alçou à categoria de diva de um novo gênero, a bossa nova eletrônica. 

Bebel descreve o processo de produção do novo álbum como leve, fluido, apesar de profundo, e extremamente criativo. Tudo começou no estúdio de Bartlett, em Nova York, sem qualquer pretensão, e terminou com 17 canções compostas entre 2017 e 2019. AGORA reúne a essência delas.

Cantora e compositora mundialmente conhecida e indicada mais de uma vez para o Grammy, Bebel Gilberto conquistou a atenção de fãs e críticos em todo o mundo desde seu primeiro EP, de 1986. Mas entrou definitivamente no cenário musical global com uma faixa no célebre CD RED HOT + RIO, seguido pelo sucesso mundial de seu álbum Tanto Tempo, em 2000. O disco apresentou para o mundo sua marca registrada, a Bossa Nova eletrônica, ganhando clubes noturnos em todo o planeta e posicionando Bebel como uma das artistas brasileiras mais vendidas desde os anos 1960. 

Capa. Foto: Digital Packshot/Divulgação
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?