Música | Notas

Donne – Women in Music reúne maior banco de dados de compositoras do mundo

Change Size Text
Donne – Women in Music reúne maior banco de dados de compositoras do mundo Capa. Foto: Reprodução

Desde 2018, o projeto Donne – Women in Music combate o sexismo no meio artístico com informação. A plataforma, que reúne dados de compositoras de antes do século XVI até os dias de hoje, agora ganha uma nova versão.

O trabalho é idealizado pela cantora lírica Gabriella Di Laccio, brasileira radicada em Londres desde 2001, que quer provocar mudanças reais no mundo da música.

O destaque do site é a Donne Big List (Grande Lista do Donne), um compilado com nome, imagem, história e som de compositoras. Além de resgatar a memória, o projeto  também dá visibilidade para novas artistas. Em dois anos, já foram catalogadas mais de cinco mil mulheres do mundo todo – e já é, atualmente, a maior plataforma digital dedicada a compositoras. 

Para Gabriella, o projeto é “a oportunidade de fazer uma pequena diferença na criação de uma sociedade que entenda que igualdade é direito de todos e que diversidade é sinônimo de força na construção de um mundo mais rico e justo”. 

Na nova versão, a plataforma vai proporcionar uma busca mais refinada, podendo filtrar por país de nascimento, localização, estilo musical, identidade étnica, sexual e de gênero. E também um cadastro bilíngue para que ainda mais musicistas possam fazer parte do projeto. Todas as informações são conferidas por uma equipe antes delas serem inseridas no banco de dados. 

Fazem parte da grande lista mulheres de diferentes nacionalidades e estilos musicais: desde as trovadoras medievais até as singer-songwriters do século XXI. Cobrindo composições de música de concerto, instrumento solo, dança, teatro, filme, multimídia, instalações de arte, música eletrônica, eletroacústica e jazz.

Navegando pela plataforma é possível ampliar conhecimento e repertório musical acessando conteúdo em diferentes formatos das compositoras. Estão disponíveis uma nas Playlists  com curadoria especial da equipe do Donne de músicas produzidas por mulheres e um podcast chamado Donne Talks, que traz discussões com mulheres inspiradoras, que geram mudanças na indústria da música mundial. 

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?