Música | Notas

Grupo Pau Brasil comemora 40 anos com o álbum infantil

Change Size Text
Grupo Pau Brasil comemora 40 anos com o álbum infantil Foto: Taba Benedicto/Divulgação

Criado pelo pianista e arranjador Nelson Ayres na virada dos anos 1979-80, em 2020 o quinteto celebra aniversário de 40 anos com o lançamento de Cantos da Natureza, com músicas voltadas para o público infantil.

A formação jazzística, a experiência de orquestra e o conhecimento de harmonia do pianista Nelson Ayres, somadas à capacidade de criação no universo erudito do violonista Paulo Bellinati, a intuição musical do contrabaixista Rodolfo Stroeter, a experiência como solista do flautista Teco Cardoso e a formação moderna de pós bossa nova e samba-jazz integrada ao cenário pop e da música eletrônica brasileira do baterista Ricardo Mosca são os fatores que colocam o grupo Pau Brasil em lugar de destaque na história da música instrumental brasileira.

O primeiro álbum do grupo instrumental nesta linha de repertório e que vai além das fronteiras da arte e cultura. Trata-se de um projeto educacional e didático que visa apresentar à criança as belezas, emoções e riquezas naturais, com o adulto na leitura das canções. Um disco a ser utilizado até mesmo nas salas de aula.

São 19 faixas que descrevem de forma muito criativa e divertida os quatro elementos da natureza – a água, o fogo, a terra e o ar -, a chuva, a nuvem branquinha, o céu cinzento, o arco-íris, o relâmpago e o trovão. Do mundo animal, um estranho mamífero que bota ovo e que tem um ferrão venenoso, mas é bonzinho. Estamos falando do ornitorrinco, um bicho que pouca gente conhece.

Esses são alguns dos temas presentes em Cantos da Natureza, que a gravadora do Sesc São Paulo lança em outubro. O álbum chegou com exclusividade ao Sesc Digital nesta quarta (7/10) e nos demais players de streaming em 12 de outubro, no Dia das Crianças.

Todas as letras são do compositor, escritor e pesquisador Edgard Poças – criador da Turma do Balão Mágico. Entre os intérpretes, destaque para as cantoras Céu, Marlui Miranda, que já fez parte do Pau Brasil, e Maria Clara Novaes, e os cantores Edgard Gianullo, Renato Braz, Sergio Santos e Diogo Poças, além do próprio Edgard que canta em duas faixas.

Participam também o coral infantil Trovadores Mirins, sob regência da maestrina Lucila Novaes e o Trio Amaranto, de Belo Horizonte, formado pelas irmãs Ferraz, Flávia, Lúcia e Marina.

Confira Cantos da Natureza aqui.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?