Música | Notas

Herbert Vianna vence o Prêmio UBC 2020 e ganha documentário sobre sua obra

Change Size Text
Herbert Vianna vence o Prêmio UBC 2020 e ganha documentário sobre sua obra Foto: Maurício Valadares/Divulgação

“A arte é de viver da fé, só não se sabe fé em que”. Os versos de Alagados, escritos por Herbert Vianna, não poderiam soar mais atuais, especialmente em tempos de pandemia.

Desde os anos 80, ao lado dos companheiros Bi Ribeiro e João Barone, Herbert fez dos Paralamas do Sucesso uma das maiores bandas da história da música brasileira.  Sempre reverenciando a carreira e a vida de um gigante da nossa música, a edição 2020 do Prêmio UBC, realizado pela União Brasileira de Compositores, que já homenageou em anos anteriores Gilberto Gil, Erasmo Carlos e Milton Nascimento, celebra agora a obra de Herbert, artista com 59 anos, autor de 245 obras registradas e filiado à UBC há 35 anos.

As homenagens acontecerão entre os dias 1º e 9 de outubro, com uma programação especial nas redes sociais da UBC, incluindo entrevistas, exposição virtual e a estreia de um documentário inédito celebrando a obra de Herbert, com depoimentos de grandes nomes da cultura brasileira.

A première será dia 7 de outubro, quando é comemorado o Dia do Compositor Brasileiro, no canal oficial da UBC no YouTube. A direção é de Daniel Ferro.

Paulo Sergio Valle, compositor de centenas de canções e presidente da UBC afirma que “o Prêmio UBC 2020 é de muito merecidamente de Herbert Vianna, um compositor que todo o Brasil admira. Herbert é um extraordinário compositor, capaz de unir racionalidade e emoção em suas obras. Consegue ser sofisticado e popular ao mesmo tempo. Pelo conjunto de sua obra e cada música individualmente faz jus ao prêmio deste ano. A União Brasileira de Compositores se orgulha muito de Herbert Vianna”.

Com formato 100% virtual, o prêmio conta este ano com curadoria artística de Liminha. Grandes nomes da cultura nacional, que fizeram parte da trajetória de Herbert, participarão através de depoimentos em vídeo em homenagem ao artista, falando de sua história e cantando versões inéditas de sua obra. 

O material será transmitido ao vivo ao longo da semana pela apresentadora Sarah Oliveira, através do Instagram da UBC.

Foto: Mauricio Valadares/Divulgação

Confira a programação completa do Prêmio UBC 2020, no Instagram @UBCmusica.
As transmissões serão realizadas sempre às 16h.

1/10 – Lançamento de exposição virtual de fotos de Herbert Vianna, por Mauricio Valadares
2/10 – Janela Prêmio UBC 2020 – Sarah de Oliveira recebe Liminha
3/10 – Janela Prêmio UBC 2020 – Sarah de Oliveira recebe Fernanda Abreu
4/10 – Janela Prêmio UBC 2020 – Sarah de Oliveira recebe Roberto Berliner
5/10 – Janela Prêmio UBC 2020 – Sarah de Oliveira recebe Aloysio Reis
6/10 – Janela Prêmio UBC 2020 – Sarah de Oliveira recebe João Barone
7/10 – Estreia do documentário Herbert VIanna, no canal de YouTube
8/10 – Depoimentos e retrospectiva da carreira de Herbert Vianna
9/10 – Depoimentos e retrospectiva da carreira de Herbert Vianna

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?