Música | Notas

Instrumental Picumã promove álbum com participação de Arismar do Espírito Santo

Change Size Text
Instrumental Picumã promove álbum com participação de Arismar do Espírito Santo Instrumental Picumã. Foto: Taty Larrubia/Amora Imagem/Divulgação

O grupo gaúcho Instrumental Picumã lança, no dia 30 de julho, em todos os aplicativos de música, um álbum com participação do multi-instrumentista Arismar do Espírito Santo. IntituladoVinda Boa” Picumã+Arismar, o trabalho também conta com um minidocumentário, três videoclipes e o registro em CD.

O álbum de música instrumental, que tem produção musical de Guilherme Ceron (ganhador do Grammy Latino pelo disco Derivacivilização, de Ian Ramil) e direção geral de Paulinho Goulart, conta com 11 faixas. O disco foi todo gravado em sete horas em apenas um take de cada música, na “prima prensa” como denominou Arismar. A gravação aconteceu no Estúdio Pedra Redonda, em Porto Alegre, e o trabalho contou com a mixagem de Wagner Lagemann e masterização de Clauber Scholles. A distribuição para o streaming foi realizada em parceria com o Selo Gadea.

Conhecido pela sua forma espontânea de tocar, com harmonias inusitadas e  improvisos melódicos, o paulista Arismar do Espírito Santo, neste projeto, se insere no trabalho e na sonoridade do quinteto Instrumental Picumã, formado por Texo Cabral, Paulinho Goulart, Matheus Alves, Miguel Tejera e Bruno Coelho. “Foram dias de criação e desapego. Extravasamos alguns dos nossos limites, ou pelo menos nos levamos a isso. A experiência de estar com o Arismar é muito espontânea, de pura criatividade, que nos tira do que seria uma zona de conforto”, comenta o contrabaixista Miguel Tejera. 

O álbum “Vinda Boa” Picumã+Arismar conta com composições do Instrumental Picumã, de parceiros do grupo e também de Arismar. O segundo disco do quinteto vem para valorizar a música instrumental, mas principalmente para celebrar os encontros e a música experimental. O minidocumentário, que tem roteiro e edição de Leonardo Gadea e Paulinho Goulart, e os videoclipes gravados por Gadea e Vinícius Angeli durante as sete horas de estúdio, mostram a essência do projeto: espontaneidade, liberdade de criação e troca. 

Os três videoclipes do projeto, das músicas Milonga Flachiana, Café 74 e Salve Os Sons, serão lançados no YouTube do Instrumental Picumã entre julho e agosto de 2021, começando pelo clipe da Milonga Flachiana que será lançado no mesmo dia do álbum completo. O projeto está sendo realizado através do edital Criação e Formação Diversidade das Culturas, da Fundação Marcopolo, com verba da Lei 14.017/2020 (Lei Aldir Blanc).

O minidocumentário que mostra os bastidores da gravação e dá um spoiler do que vem por aí já está disponível no canal do Picumã no YouTube.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?