Música | Reportagens

O neo soul de Tagua Tagua em “Tanto”

Change Size Text
O neo soul de Tagua Tagua em “Tanto” Foto: Guillermo Calvin

O cantor e compositor Felipe Puperi apresenta nesta sexta-feira (3/3) nas plataformas digitais o segundo álbum do projeto Tagua Tagua. Nas dez faixas de Tanto, lançada pela gravadora norte-americana Wonderwheel Recordings, o músico segue explorando a sonoridade envolvente que caracteriza sua produção mais recente, dessa vez, com ênfase na sonoridade neo soul.

“Vejo que tem bastante dessa coisa neo soul, que eu encaro como uma diversificação do que é o soul. É como se tivesse essa pitada nas levadas e ritmos, porém com uma liberdade enorme pra pirar e descobrir caminhos não convencionais. Isso faz com que o disco às vezes até soe como soul, mas dentro dum espaço bem etéreo e novo”, reflete o artista, que assina a produção musical do trabalho e as composições de todas as faixas. O álbum foi gravado em home studio, com uma parte significativa registrada numa imersão em São Francisco Xavier, no interior paulista.

Capa de “Tanto”, de Tagua Tagua

Eu gosto de criar as músicas do início ao fim, mas sempre deixando espaços pros músicos que vão dar ideias e gravar alguns instrumentos. No Tanto, diferentemente do disco anterior, eu saí de São Paulo e fui pro meio do mato gravar. Isso contribuiu bastante pra criação e pro surgimento de novas ideias e perspectivas”, conta Puperi.

“As letras vêm pra mim de um lugar que na maioria das vezes não sei qual é. Simplesmente acontece. Acho que são sentimentos e sensações guardadas em algum canto que eu acesso de repente. Gosto de compor de variadas formas, às vezes sozinho no violão, às vezes direto em programas de gravação, ou no piano”, completa.

Foto: Guillermo Calvin

Na comparação com o álbum anterior – relembre a entrevista –, o músico enxerga uma sonoridade mais linear. “O Inteiro Metade é um disco mais dinâmico, tem vários moods e diferentes tonalidades. É um disco pop, mas também soul, introspectivo; agitado e solar, mas nostálgico. Já o Tanto me parece uma coisa só. É um disco mais linear, que te leva do início ao fim numa mesma vibração.”

Puperi integrou a banda Wannabe Jalva, que obteve destaque nacional e internacional e abriu shows de Pearl Jam e Jack White. Desde 2017, ele desenvolve as canções do projeto Tagua Tagua, que já tem dois EPs e dois álbuns lançados.

Em Tanto, Puperi divide os instrumentos com Alessandra Romero, Cristiano Florindo, Daniel Pires da Silva, João Augusto Lopes, Jonas Moncaio, Kassio Tonelo, Leo Mattos, Ricardo Takahashi e Tiago Paganini.

Gostou desta reportagem? Garanta que outros assuntos importantes para o interesse público da nossa cidade sejam abordados: apoie-nos financeiramente!

O que nos permite produzir reportagens investigativas e de denúncia, cumprindo nosso papel de fiscalizar o poder, é a nossa independência editorial.

Essa independência só existe porque somos financiados majoritariamente por leitoras e leitores que nos apoiam financeiramente.

Quem nos apoia também recebe todo o nosso conteúdo exclusivo: a versão completa da Matinal News, de segunda a sexta, e as newsletters do Juremir Machado, às terças, do Roger Lerina, às quintas, e da revista Parêntese, aos sábados.

Apoie-nos! O investimento equivale ao valor de dois cafés por mês.
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Gostou desta reportagem? Ela é possível graças a sua assinatura.

O dinheiro investido por nossos assinantes premium é o que garante que possamos fazer um jornalismo independente de qualidade e relevância para a sociedade e para a democracia. Você pode contribuir ainda mais com um apoio extra ou compartilhando este conteúdo nas suas redes sociais.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! Faça login e tenha acesso a todos os nossos conteúdos.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?