Música | Notas

Orquestra do Instituto de Artes estreia com “Serenata”

Change Size Text
Orquestra do Instituto de Artes estreia com “Serenata” Frame. Imagem: UFRGS/Divulgação

Neste período de isolamento social, no qual diversas orquestras brasileiras tiveram de interromper suas atividades, a UFRGS criou um grupo orquestral formado por estudantes de Música. A Orquestra do Instituto de Artes (OIA-UFRGS), regida pelo professor Carlos Eduardo Fecher, faz sua estreia por meio de um vídeo dedicado aos profissionais da saúde e a artistas vitimados pela covid-19.

A produção foi realizada unindo as gravações que cada aluno fez a partir de casa. A obra escolhida para essa primeira apresentação pública da orquestra é Serenata, de Alberto Nepomuceno (1864-1920), compositor cujo centenário de falecimento é lembrado em 2020. Na impossibilidade de realizar ao ar livre uma homenagem musical, como geralmente ocorre em uma serenata tradicional, o grupo se faz chegar às casas do público através dessa iniciativa virtual.

Ao longo da execução da peça, nomes da música, das artes plásticas, do teatro e da literatura que perderam a vida nos últimos meses devido à doença são lembrados, e uma mensagem de agradecimento aos trabalhadores da saúde ganha forma. O projeto conta com o apoio da direção do IA e do Departamento de Música do Instituto de Artes, além da parceria da Pró-Reitoria de Extensão.

Confira o vídeo aqui.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?