Música | Notas

“Transmissões Aleatórias” resgata a discografia do rock brasileiro

Change Size Text
“Transmissões Aleatórias” resgata a discografia do rock brasileiro Foto: Instagram/Divulgação

Uma playlist/rádio no Instagram está resgatando a discografia do rock brasileiro independente dos anos dois mil. Intitulado Transmissões Aleatórias, o perfil @portalsenhorf já postou cerca de 250 músicas de artistas e bandas diferentes.

A iniciativa é do portal Senhor F que acompanhou a cena da geração. O site foi criado em 1998 e se mantém em atividades até hoje. A curadoria é do jornalista Fernando Rosa, editor do portal.

Inspirado em disco do grupo Flaming Lips, Transmissões Aleatórias traz como subtítulo “objetos antes chamados discos”. A expressão é uma referência à última geração do formato CD e seu subproduto CDr.

Na primeira fase editorial, o projeto traz principalmente músicas de demos, singles e eps. Na sequência, o perfil vai destacar os discos-cheios, em sua maioria lançados por selos independentes. 

A seleção abrange praticamente todos os estados e principais cidades do país que destacaram na cena independente desde os anos 2000. Boa parte das músicas foram lançadas em apenas em singles ou eps, muitas vezes com com reduzida circulação regional.

— A memória da geração da primeira década dos anos 2000 irá pelo ralo se nada for feito para preservar os registros produzidos — alerta o curador de Transmissões Aleatórias.

A opinião comum às pessoas é que a tendência é esse acervo perder-se ao longo do tempo, por diversos motivos, destaca Fernando Rosa. “Um deles, é a própria forma de produção desse período, dispersa e em pequenas tiragens. Outra, contraditoriamente, tem a ver com o próprio meio que facilitou a vida de todos. Inicialmente, o MySpace, depois a Trama Virtual e, ainda, outras ferramentas de streaming”, lembra. “Ocorre que a maioria deles desapareceu e levou junto os acervos”, conclui.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?