Um concerto de acordeão, orquestra e afetos

Composição inédita de Vagner Cunha, o Concerto para Acordeão e Orquestra será interpretado pelo acordeonista Bebê Kramer e 54 músicos da Filarmônica OntoArte Recanto Maestro, nos dias 27 e 28 de outubro, às 20h, no Theatro São Pedro. Com regência do maestro Antônio Borges-Cunha, as apresentações trazem um dos instrumentos mais populares do país em formação incomum na música brasileira.
“O acordeão está muito presente na música de concerto da Europa como recurso de renovação estética. Mas um concerto para acordeão e orquestra, como esse que vamos estrear, é realmente inédito. Inova pela linguagem, expressividade, integração do instrumento com a orquestra e pelo desafio técnico. É um momento histórico para a música brasileira e universal e para o acordeão”, afirma o maestro, que começou sua trajetória como acordeonista.
Pai de Vagner – e natural de Vacaria como o filho e o solista do concerto –, Borges-Cunha ressalta a organicidade e as surpresas da obra, que tem três movimentos sem intervalos e pouco mais de 40 minutos de duração. O maestro aponta ainda um terceiro elemento: “Afeto é uma palavra que traduz bem essa música”.

Bebê Kramer e Vagner Cunha se conheceram durante as apresentações do acordeonista com Yamandu Costa em Concerto para Violão de 7 Cordas e Orquestra (2015), composta por Vagner. Certo dia, numa conversa embrionária sobre a parceria que será apresentada neste fim de semana, Bebê falou sobre a imagem do Cigano Alessandro – também conhecido por Alejandro –, que integra uma das linhas de trabalho da umbanda e costuma ser representado segurando um acordeão.
“O Vagner ficou tocado por essa imagem e foi muito por esse lado na composição, que muitas vezes remete ao leste europeu. Minha cabeça, minha mão e meu coração nunca tinham passado por esses lugares. Algumas escalas eu não tinha tocado em toda minha vida”, conta Bebê, nome de destaque da música instrumental brasileira, com trabalhos solo e parcerias com artistas como o violonista Yamandu Costa, o acordeonista Toninho Ferragutti e o contrabaixista Arismar do Espírito Santo.
“Além disso, meu nome é Alessandro e adoro morar em lugares diferentes. Tenho uma coisa muito cigana na minha vida”, completa o músico, que hoje vive no Rio de Janeiro e já excursionou por mais de 13 países ao lado de nomes como Dominguinhos, Hamilton de Holanda, Hermeto Pascoal e Paulo Moura.

Vagner Cunha confirma a busca por timbres que remetam a tradições nômades de diferentes latitudes: “O ímpeto inicial do concerto foi transitar por esses orientes de povos latino-americanos, europeus e do Oriente Médio. O Bebê incorporou a composição e agora toca como se estivesse improvisando”. Pistas dessas sonoridades podem ser encontradas logo no começo do álbum YbY Vol. 01 (2021), de Bebê, Vagner e Paulinho Fagundes – com participação de Ernesto Fagundes –, que abre com as faixas Cigano e Valsa para Los Orientales.
O Concerto para Acordeão e Orquestra dá sequência à trajetória recente da Filarmônica Ontoarte Recanto Maestro (FORMA), que estreou em dezembro de 2022, regida por Borges-Cunha, apresentando Metaphisica Sinfonia, composta por Antonio Meneghetti (1936-2013). Dirigida pelo empresário Claudio Carrara e mantida por filantropos e incentivadores, a FORMA está baseada no Recanto Maestro, em São João do Polêsine (RS).
No domingo (29/10), a filarmônica e Bebê Kramer retornam ao Theatro São Pedro para gravar áudio e vídeo do concerto, que serão lançados em formatos físico e digital pela Bell’Anima Produções.
Ainda em 2023, Bebê e Vagner lançam outros dois trabalhos: o álbum Par Constante, gravado com o violonista carioca Guinga, e o segundo volume do projeto YbY, novamente acompanhados de Paulinho Fagundes.
—
“Concerto para Acordeão e Orquestra”, de Vagner Cunha, com o acordeonista Bebê Kramer e a Filarmônica Recanto Maestro
Quando: 27 e 28 de outubro de 2023
Horário: 20h
Local: Theatro São Pedro (Praça da Matriz, s/nº – Porto Alegre)
Ingressos na bilheteria e no site do teatro:
Galerias: R$ 40 inteiro | R$ 20 meia-entrada
Camarotes laterais: R$ 90 inteiro| R$ 45 meia-entrada
Camarotes centrais: R$ 150 inteiro | R$ 75 meia-entrada
Plateia: R$ 150 inteiro | R$ 75 meia-entrada
—
Leia também:
“A Paixão de Dante” canta o monumento de uma nova era
Ney Fialkow interpreta prelúdios de Vagner Cunha
sexta-feira, 27 a 28 de outubro de 2023