Notas

A moda a partir das perspectivas dos povos originários é o tema do podcast “Tá no ar, produção!”

Change Size Text
A moda a partir das perspectivas dos povos originários é o tema do podcast “Tá no ar, produção!” Foto: Divulgação

Na terça-feira (11/1), vai ao ar, no site do Itaú Cultural, o segundo episódio do podcast Tá no, ar produção! realizado pelo Núcleo de Infraestrutura e Produção da organização. Com periodicidade mensal, nele, dois convidados produtores, que atuam dentro dos temas propostos a cada nova edição, trocam ideias entre si.

Deste episódio, sobre moda, participam os produtores e criadores Sioduhi, do Alter Rio Negro, no Amazonas, e Stephanie Silva, de Salvador, na Bahia. Eles trabalham a partir de perspectivas da escola decolonial, de acordo com a qual o conhecimento se afasta do eurocentrismo para se focar no saber dos povos originários. Assim, os convidados inserem em seus projetos as localidades e comunidades onde são realizados.

Indígena Piratapuya, Sioduhi é diretor criativo da marca que leva o nome de seu povo, localizado em São Gabriel da Cachoeira, na Amazonia. “A marca, que lançamos durante a pandemia, tem o objetivo de despir o apagamento histórico e vesti-lo com a beleza originária e o protagonismo dos povos indígenas”, diz ele no site oficial da grife, acrescentando o respeito à dignidade e à vida de qualquer pessoa como premissa.

Stephanie criou aos 17 anos a Editorial Nordeste, projeto de moda que resgata autoestima de jovens no bairro soteropolitano Nordeste de Amaralina. Contrariando os padrões de beleza, ela deu condições para que mais de 150 crianças e adolescentes ingressassem no mercado da moda. Hoje o projeto conta com patrocínio financeiro e oferece aulas de boxe e passarela para os participantes – todos de corpos, vivencias e idades diversas, a partir dos seis anos.

O primeiro episódio do podcast foi lançado em dezembro. O tema é gastronomia e investiga os trajetos do alimento à mesa. Pode ser conferido no link: https://www.itaucultural.org.br/secoes/podcasts/producao-trajetos-alimento-mesa . Em fevereiro, Tá no ar, produção! tratará da produção de festivais.

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?