Música | Notas

Alaíde Costa celebra 85 anos cantando José Miguel Wisnik

Change Size Text
Alaíde Costa celebra 85 anos cantando José Miguel Wisnik Foto: Jacob Solitrenick/Divulgação

A parceria da carioca Alaíde Costa e do paulista José Miguel Wisnik surge em outubro de 1968. À época, integrante do rol de intérpretes da primeira edição paulista do Festival Universitário da Canção Popular, exibido pela extinta TV Tupi, a cantora é escolhida por um jovem compositor de apenas 20 anos de idade para apresentar sua canção de estreia, Outra Viagem, escrita naquele ano.

Só agora, 52 anos depois, é que os dois reatam esse elo silencioso e intacto para gravar essa e outras canções do cantor, compositor, pianista e escritor paulista.

— Eu fiquei apaixonada pela música e pela pessoa doce que ele [Wisnik] é. Dali [do festival], voltei para o Rio de Janeiro e agora a gente voltou a se reencontrar na casa de um amigo meu. Eu me emociono muito quando eu canto a música dele. Tenho paixão por ele — destaca Alaíde.

Para José Miguel Wisnik, “Alaíde parece frágil à primeira vista, mas é firme nas suas convicções e nos seus sentimentos. É íntegra como a sua memória impressionante, que lembra tudo simplesmente porque não esquece das pessoas. É extremamente delicada, mas profundamente visceral”, afirma.

E a conexão entre os dois é expressa na letra da faixa-título O Anel, composta em 2020 e que o autor divide o vocal com Alaíde. É uma das três inéditas do álbum O Anel – Alaíde Costa canta José Miguel Wisnik, que o Selo Sesc lança no dia do aniversário da cantora de voz suave, segura e de grande domínio técnico. Um trabalho que reconstitui a força expressiva de Alaíde ao interpretar com destreza pérolas do cancioneiro popular brasileiro.

No dia 8 de dezembro, a cantora e compositora Alaíde Costa completa 85 anos de idade no esplendor de sua arte e com o novo trabalho disponível nas plataformas digitais de streaming, incluindo no Sesc Digital que oferece o conteúdo de forma gratuita e sem necessidade de cadastro.

A versão física do álbum está prevista para sair entre maio e agosto de 2021, devido à interrupção da produção de CDs causada pela pandemia.

Na companhia de Alaíde está o trio de piano, contrabaixo e bateria formado por José Miguel Wisnik, Zeca Assumpção e Sérgio Reze, respectivamente, e as participações especiais de Jessé Sadoc (flughel), Shen Ribeiro (flautas), Swami Jr (violão) e Alexandre Fontanetti (guitarra), além de Jaques Morelenbaum (violoncelo) e Nailor Proveta (clarinete) com o seu grupo de sopros formado por Douglas Braga (saxofone alto), Erick Ariga (fagote), Gabriela Machado (flauta em dó e flauta em sol) e José Luiz Braz (clarone alto). A direção artística é do próprio Wisnik e a produção musical de Alê Siqueira.

Foto: Jacob Solitrenick/Divulgação
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?