Música | Notas

Álbum instrumental reúne Vagner Cunha, Bebê Kramer e Paulinho Fagundes

Change Size Text
Álbum instrumental reúne Vagner Cunha, Bebê Kramer e Paulinho Fagundes Foto: Rodrigo Alencastro / Divulgação

O trio formado pelo violinista Vagner Cunha, o acordeonista Bebê Kramer e o violonista Paulinho Fagundes apresenta no dia 3 de março o resultado de sua primeira gravação em estúdio: o disco YbY, volume inicial de um projeto que busca na ancestralidade a força da música feita no pampa gaúcho.

O nome do disco (Terra em tupi-guarani) batiza a nova coleção que se destina a cultivar formas musicais de fronteira e de aproximação de culturas. Com influências da música feita no extremo sul do continente latino-americano e de suas próprias trajetórias, os três músicos somam suas bagagens culturais para criar sonoridades que percorrem diferentes paisagens sonoras, da chacarera à valsa, passando pela música folclórica balcânica e cigana.

Gravado em apenas uma tarde, o disco assinala a precisão técnica e artística dos músicos, evidenciando sua supremacia tanto como instrumentistas quanto como compositores e improvisadores. O repertório, composto por sete faixas, contempla músicas autorais extraídas da obra de cada um dos músicos, todas rearranjadas e adaptadas para o trio.

Ernesto Fagundes faz participação especial em Laçador, de Alegre Corrêa, e em De Mano, co-autoria de Paulinho Fagundes e Bebê Kramer. O disco conta ainda com gravações de Na beira do Aguapey, de Luiz Carlos Borges, e Oblivion, uma homenagem aos cem anos do compositor e bandeonista argentino Astor Piazzolla.

Produzido pelo selo independente Bell’Anima, o álbum foi gravado no Transcendental Audio de Porto Alegre, de Leo Bracht, produtor musical e engenheiro de som premiado pelo Grammy Latino, que também assina a mixagem e a masterização deste novo trabalho.

O lançamento contará ainda com uma live de bate-papo, no dia 3 de março, às 19h, aberta ao público e veiculada nas redes sociais da gravadora Bell’Anima Produções. Na ocasião, os três artistas apresentarão o lançamento em sessão interativa com o público e revelarão as próximas surpresas do projeto.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?