Notas

Astronauta Pinguim no projeto alemão “Das Verschwinden der Musik”

Change Size Text
Astronauta Pinguim no projeto alemão “Das Verschwinden der Musik” Foto: Astronauta Pinguim/Divulgação

O músico gaúcho e residente em Jundiaí (SP) Astronauta Pinguim é o destaque brasileiro no projeto Das Verschwinden der Musik. A iniciativa é da Haus der Kulturen der Welt (HKW), importante centro cultural localizado em Berlim.

Das Verschwinden der Musik ou “O desaparecimento da música” foi idealizado antes da pandemia. Entretanto, com a proliferação da Covid-19 e o consequente isolamento social, o projeto adquiriu novas proporções e novos sentidos em relação ao original.

No seu vídeo específico, Pinguim trata do tema a partir de três eixos. Primeiramente, o reaparecimento do “fazer música”, já que desde a mudança de São Paulo para Jundiaí ele esteva “em pausa” nesta atividade desde meados de 2019. O segundo eixo é o desaparecimento da experiência musical ao vivo, devido à pandemia.

O último trata-se de busca pessoal: juntamente com o artista visual Ramiro Pissetti (que dirige o vídeo), por novas possibilidades estéticas para serem utilizadas em performances audiovisuais.

Com cenas registradas na cidade de Jundiaí, o músico ilustra o processo de composição e gravação da peça The most beautiful card in the deck. A obra inédita criada especialmente por ocasião deste projeto conta com apoio de orgãos governamentais alemães e realização da Haus der Kulturen der Welt.

Com seis discos solo lançados e participações em dezenas de discos de outros artistas, além de atuar como músico e produtor há mais de duas décadas, Pinguim (ou Fabricio Carvalho, seu nome “original”) trabalha desde abril de 2019 como professor de Língua Inglesa para o Ensino Fundamental na rede pública municipal de Jundiaí.

Confira o vídeo aqui.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?