Cultura | Música | Notas

Banda Sinfônica da Escola da OSPA recebe instrumentos em premiação da Funarte

Change Size Text
Banda Sinfônica da Escola da OSPA recebe instrumentos em premiação da Funarte Foto: Solange Brum/Divulgação

A Banda Sinfônica do Conservatório Pablo KomlósEscola de Música da OSPA, instituição da Secretaria da Cultura (Sedac), recebeu na última segunda-feira (12/7), cinco instrumentos musicais garantidos pelo Prêmio Funarte de Apoio a Bandas de Música 2020. A solenidade de entrega começou às 16h30 na Casa da OSPA e contou com a presença de diversas autoridades, como a secretária Beatriz Araujo, que ressaltou a importância da doação: 

“Fico muito feliz quando conseguimos participar de momentos como esse, em que podemos ter a esperança da inserção da arte nas escolas. Nós temos feito um trabalho de aproximação dos municípios por meio do nosso Sistema Estadual de Cultura”, declarou a secretária.

Beatriz Araujo ainda convidou os prefeitos e dirigentes de cultura a aderirem à Chamada Pública de Coinvestimento com municípios para Auxílio Emergencial a trabalhadores da cultura. O prazo é o dia 15 de agosto ou quando terminarem os recursos disponíveis. 

O diretor da Escola de Música Diego Grendene de Souza recebeu o prêmio em nome da Banda Sinfônica do Conservatório Pablo Komlós. Os instrumentos recebidos são Saxofone Alto em Mib, Saxofone Tenor em Sib, Bombardino em Sib, Trompa Cromática em Fá/Sib e Clarineta 17 Chaves em Sib. 

“É de grande importância para a Escola de Música da OSPA receber esses instrumentos da Funarte. A banda esteve com as atividades bastante reduzidas durante a pandemia e com certeza esses instrumentos trarão um grande alento e estímulo, possibilitando que mais alunos possam participar da banda”, afirma Grendene. 

Promovido pela Secretaria Especial da Cultura e da Fundação Nacional de Artes – Funarte, vinculadas ao Ministério do Turismo, o Prêmio Funarte de Apoio a Bandas de Música 2020 contemplou 373 propostas enviadas por bandas de música de 22 unidades da Federação Brasileira. Ao todo, serão distribuídos 790 instrumentos de sopro em todo o país, em valor total superior a R$ 5 milhões. No Rio Grande do Sul, foram 59 instrumentos doados a 23 bandas de 23 municípios, que foram representados por prefeitos, secretários municipais de cultura, além de gestores e regentes das bandas contempladas. Coube a Sedac receber, guardar e repassar os instrumentos às bandas premiadas, conforme um termo de cooperação assinado com a Funarte em 15 de março de 2021.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?