Música | Notas

Banda Velhas Virgens lança versão punk rock de “Jorge Maravilha”

Change Size Text
Banda Velhas Virgens lança versão punk rock de “Jorge Maravilha” Foto: Rafa Rezende/Divulgação

O novo lançamento das Velhas Virgens é a regravação de uma canção de Chico Buarque, Jorge Maravilha, de 1974. A música foi gravada pela banda em 1998, para o CD Sr Sucesso (lançado em 1999 nas bancas), acabou não entrando no disco na época. A banda recuperou a canção, remasterizou e reapresentou para o público. O que era um samba-rock na voz do Chico virou um punk rock cheio de guitarras com as Velhas Virgens.

A história da música já merecia um filme. Chico Buarque, para escapar da censura, assume o pseudônimo de Julinho da Adelaide, manda a letra da música, entre vários versos românticos, para a Polícia Federal. Com a aprovação e sem a obrigação de gravar tudo o que foi aprovado, escolheu o que queria da letra e, em 1974, saiu no projeto de Jads Macalé intitulado Banquete dos Mendigos, gravado no concerto em homenagem aos 25 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Histórias à parte, a música virou um rock na versão das Velhas Virgens com interpretação bem pessoal e muito humor. Os vocais agressivos e cheios de sarcasmos de Paulão de Carvalho dão o tom da música enquanto as guitarras fazem uma parede sonora punk rock com influência dos Ramones. A bateria e baixo fazem uma cozinha de linhas bem definidas, indo direto ao ponto. Um rock sem firulas, pra bater cabeça, que termina com uma citação ao AC/DC.

Capa de “Jorge Maravilha”/Divulgação

Escute Jorge Maravilha aqui.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?