Música | Notas

Canção feita por estudantes de música da UFRGS alcança 5 mil streams

Change Size Text
Canção feita por estudantes de música da UFRGS alcança 5 mil streams Foto: Divulgação

Um mês após ser lançada, Enquanto a Rua Não Vem já contabiliza mais de 5 mil streams nas principais plataformas de música. É o resultado do trabalho de nove estudantes do curso de Música Popular da UFRGS, sob orientação da professora. Luciana Prass, e consultoria fonográfica da Isabel Nogueira.

Composta por Tiago Fischer, a canção surgiu como um diário da pandemia de covid-19, contendo sentimentos e incertezas atravessados pelo período de isolamento social. “Comecei a escrever essa música no início da pandemia, pensando nessa condição de assistir a vida pelas janelas e pelo mundo virtual”, conta Tiago. 

A gravação ocorreu de forma remota e contou com arranjos elaborados por João Pinheiro Brod, Rafa Marques e pelo próprio Tiago. “Desde o início, eu já escutei a música como um ijexá, e uma pequena mudança na métrica da letra, e imaginei uma melodia para a introdução. Desde o início pensamos em não ter bateria, mesmo eu sendo baterista. Todo mundo veio agregando as suas ideias, e o resultado foi sensacional”, lembra Rafa.

“O Rafa fez um arranjo, colocando essa ideia na partitura, e gravou uma versão tocando piano, cantando e com uma bateria eletrônica. Depois de criar esse beat e gravar uma guitarra base, pensei em como adicionar vozes e outras texturas”, conta João, que também é responsável pelo trabalho de edição e mixagem. Somaram-se aí os “áudios pandêmicos”, gravações de carros de som que passavam na rua recomendando que as pessoas ficassem em casa ou manchetes de jornal falando das mortes do Covid e das vacinas. 

A ficha técnica conta com Antonio Olivé nas percussões, Arthur Tutuca no trompete, João Pinheiro Brod na guitarra e beats eletrônicos, Rafa Marques no teclado e beats eletrônicos, Rodrigo Arnold no baixo elétrico e Tiago Fischer no violão. As vozes são de Laura Schenkel e Tiago, que também dividem os vocais com Tiffany Plaza e João. 

A produção e elaboração do clipe, lançado junto com a música, é da GARBI. A capa é da Rafaela Fischer e a assessoria de imprensa é da Laura Schenkel. A canção está disponível em todas as plataformas digitais, incluindo Spotify, e o clipe está no YouTube.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?