Artes Visuais | Cultura | Notas

CCMQ recebe oficinas gratuitas integradas à exposição “Fitas Amarradas no Ventilador para Traçar o Vento”

Change Size Text
CCMQ recebe oficinas gratuitas integradas à exposição “Fitas Amarradas no Ventilador para Traçar o Vento” "Fitas Amarradas". Foto: Guta Oliveira

A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) recebe cinco oficinas no mês de abril integradas à temática da exposição Fitas Amarradas no Ventilador para Traçar o Vento, que reúne instalações, pintura e linoleogravura sob a curadoria de Marina Feldens. As atividades que compõem o programa Trançando os Ventos são todas gratuitas e desenvolvem propostas nas áreas de artes visuais, dança e cerâmica e serão ministradas pelos artistas e a curadora da exposição. 

A mostra parte de um olhar adulto da temática da infância, propondo uma interação sensorial com as obras apresentadas. O ciclo de oficinas foi elaborado para que os públicos adentrem as memórias infantis e brincadeiras trabalhadas pelos proponentes. 

Conforme a curadora Marina Feldens, a proposta do programa é “trabalhar a autonomia e volatilidade dos ventos como caminhos que se cruzam, e as possibilidades do brincar, a partir de oficinas que ocorrem em encontros com diferentes linguagens artísticas, considerando que cada jogo tem suas formas de ser jogado”. 

Oficinas 

“Cartografia da Saudade: Oficina de criação artística”, ministrada por Ana Paula Bertoldi, acontece no dia 13 de abril, quinta-feira, das 19h às 21h, na Sala Sérgio Napp 1 (2º andar da CCMQ). A oficina busca refletir sobre o percurso individual através de lembranças e afetos, criando a possibilidade de inventar outras narrativas biográficas e de estimular a análise do público sobre si mesmo, sobre sua expressão, movimento e os espaços que ocupam. 

“Onde o vento faz a curva: Possibilidades na curadoria” é uma oficina ministrada por Marina Feldens e acontece no dia 15 de abril, sábado, das 16h às 18h, na Sala Hermes Mancilha (4º andar da CCMQ). O processo criativo e a multidisciplinaridade na curadoria é o tema central da oficina. Estímulos temáticos e sensoriais, histórias reais, sonhos, viagens e outros disparadores são parte da construção de narrativas possíveis de serem exploradas nesse encontro. Além de um exercício experimental das diferentes funções que a curadoria pode abranger, a oficina é uma conversa aberta sobre o processo de criação da exposição.

Laura Moreira ministra a oficina “Transfiguração: Formas de dançar”. A atividade acontece no dia 26 de abril, quarta-feira, das 19h às 21h, na Sala Marcos Barreto (4º andar da CCMQ). A oficina parte das perguntas “De que formas eu danço?”, “Que formas tenho enquanto danço?” e “De que formas eu posso dançar?” como ponto de partida e propõe uma vivência de experimentação corporal e imagética, em que se possa mover e transcrever o corpo em movimento. O público não precisa ter experiência em dança ou desenho, mas recomenda-se o uso de roupas confortáveis. 

A oficina “Cerâmica para Além-Mundos” é ministrada por Caru Brandi e acontece no dia 28 de abril, sexta-feira, das 16h às 18h, no CDE – Centro de Desenvolvimento de Expressão (5º andar da CCMQ), instituição vinculada à Sedac. A atividade propõe aos participantes pensarem na cerâmica como ferramenta de construção do imaginário e suas possibilidades e desdobramentos da dimensionalidade do imagético. A ideia central da oficina é desenvolver a partir da cerâmica fria seres e criaturas que habitam os mundos diversos de nosso inconsciente.

Vitt ministra a “Oficina de Pintura para crianças” no dia 29 de abril, sábado, das 16h às 18h. A atividade acontece na Sala Hermes Mancilha (4º andar da CCMQ) e se destina a crianças de 8 a 12 anos. Partindo da poética desenvolvida pela artista, seu processo de criação e construção de personagens, os pequenos evocam as músicas que costumam ouvir e, junto de pincel e tinta, transformam em pinturas que contam um pouco das suas histórias.

Os interessados deverão se inscrever por meio de formulários disponíveis neste link. As vagas serão prioritárias para pessoas trans, pretas, pardas ou indígenas.

;
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?