Notas | Teatro

Cia Teatro Por Que Não inicia processo de montagem do espetáculo “Uma Noite com Caio”

Change Size Text
Cia Teatro Por Que Não inicia processo de montagem do espetáculo “Uma Noite com Caio” Foto: TPQN/Divulgação

A pandemia provocou um hiato em diversos trabalhos culturais. É também verdade que novas maneiras de criação e consumo da arte surgiram neste período, e com o Teatro Por Que Não? não foi diferente. Ainda assim, as medidas de isolamento impediram a execução de alguns projetos que não puderam ser adaptados.

Vislumbrando o período em que as atividades voltarem ao normal, o grupo santa-mariense Teatro Por Que Não?, que completou uma década de trabalhos neste ano, iniciou 2021 centralizando energias para seu mais recente espetáculo: Pode ser que seja só o leiteiro lá fora

A montagem, inspirada no texto homônimo do escritor e dramaturgo santiaguense Caio Fernando Abreu, faz parte de um projeto aprovado em um edital do Fundo de Apoio à Cultura do RS, ainda em 2019. O edital premiava espetáculos que propunham montagens inspiradas em textos de dramaturgos gaúchos.

— O texto que escolhemos foi censurado pela ditadura por vários anos. E uma das propostas do projeto é jogar luz a uma obra que ficou bem menos valorizada do que poderia ter sido. Em um momento no qual o Brasil enfrenta uma escalada autoritária e com desejos de que a repressão aos artistas se dê em diferentes instâncias, percebemos o quanto é relevante mostrar como é perigoso a censura e como isso pode prejudicar muito a sociedade — reflete Felipe Martinez, diretor da companhia e que assina a direção do espetáculo.

Com estética característica dos anos 70, o espetáculo será visualmente farto, com figurinos, cenário, objetos de cena e iluminação minuciosamente trabalhados para retratar a época. A trilha sonora será criteriosamente elaborada, em linguagens que passeiam por diferentes estilos em destaque da década, principalmente o rock n’ roll.  

O projeto investe na potência de artistas do interior gaúcho, e traz, na sua ficha técnica, 16 profissionais da arte santa-mariense.

O espetáculo tem previsão de estreia para junho, no Theatro Treze de Maio, e também prevê uma apresentação no Theatro São Pedro, em Porto Alegre.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?