Edital | Música | Notas

Circuito Orelhas promove edição 2021/2022 com shows de Tássia Reis, Filipe Catto, Jup do Bairro e Marina Sena

Change Size Text
Circuito Orelhas promove edição 2021/2022 com shows de Tássia Reis, Filipe Catto, Jup do Bairro e Marina Sena Tássia Reis. Foto: Roncca

O Circuito Orelhas, projeto patrocinado pela plataforma Natura Musical, promove, a partir de 1° de outubro, a edição 2021/2022 do projeto, que ocorrerá em Porto Alegre, Santa Maria, Caxias do Sul, Uruguaiana e Pelotas. Estão previstas a seleção de profissionais em cada localidade por meio de edital, mentorias gratuitas, além de showcases de grupos locais seguidos de performance de um artista nacional convidado. A circulação conta com performances de Tássia Reis, Filipe Catto, Brisa Flow, Jup do Bairro e Marina Sena.

Os editais de contratação de equipe técnica e seleção de atrações artísticas nos cinco municípios ocorre através de inscrição por formulário até 25 de outubro.  Os inscritos serão avaliados pelas produtoras culturais Alice Castiel e Mauryani Oliveira, que integram a equipe de seleção, além dos criadores do Circuito Orelhas. Os selecionados serão divulgados no dia 10 de novembro pelas redes sociais do projeto.

“A ideia é aproveitar a construção do projeto até aqui, fortalecendo a imagem do Circuito Orelhas em Porto Alegre e capilarizando recursos e experiências para reconectar artistas e produtores do interior com o cenário nacional, em um recorte onde a música autoral brasileira, a diversidade e a fraternidade estarão em foco”, declaram os criadores do Circuito Orelhas Bruno Melo, Diego Groisman e Miriane Brock.

A proposta de fomentar a cena local de cada um dos municípios participantes ocorrerá tanto para as atividades artísticas e formativas, quanto para área técnica: em cada cidade dois editais serão lançados. Um deles, voltado para a cena artística de cada região, selecionará três nomes que participarão de mentoria com artistas convidados e equipe do Circuito Orelhas e integrarão os showcases locais, e outro edital para selecionar a equipe técnica local – produtores, fotógrafos, técnicos, filmmakers, entre outras funções, que participarão ativamente do evento. Tanto artistas quanto equipe técnica receberão remuneração com valores de mercado e treinamento para colherem frutos futuros da melhor forma. Para assegurar a equidade de gênero e diversidade, 70% das vagas dos editais serão destinadas a pessoas negras, LGBTQIAP+, indígenas, PcDs e mulheres.

No total serão 20 shows com cinco artistas nacionais e 15 locais, cinco palestras e 10 mentorias. Além de serem acompanhadas presencialmente pelos artistas selecionados, as palestras e mentorias serão online, democratizando o conhecimento para mais interessados, assim como os melhores momentos das performances, levando o trabalho dos artistas das cinco regiões do RS para todo país.

De 16 a 29 de novembro, ocorrem as mentorias online, disponíveis para o público em geral e a equipe eleita pelo edital, que serão ministradas por profissionais do projeto e convidados, divididos em cinco temas: Produção Artística, com Miriane Brock, Produção Executiva com Bruno Melo, Projetos Culturais com Daniela Ramirez, Gestão de Carreiras com Cristal e Comunicação para Cultura com Bruna Paulin. As inscrições são pela plataforma Sympla a partir de 01 de novembro.

O Circuito Orelhas foi selecionado pelo edital Natura Musical, por meio da lei estadual de incentivo à cultura do Rio Grande do Sul (Pró-Cultura), ao lado de Dessa Ferreira, Pâmela Amaro, Gravina DasMina e Feijoada Turmalina. No Estado, a plataforma já ofereceu recursos para 39 projetos até 2020, como Filipe Catto, Tem Preto no Sul, Borguetti e Yamandu, Zudizilla, Sons que Vem da Serra e Thiago Ramil.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?