Cultura | Notas

Dia de São Patrício tem programação especial promovida pela Secretaria de Estado da Cultura

Change Size Text
Dia de São Patrício tem programação especial promovida pela Secretaria de Estado da Cultura Foto: Solange Brum/Divulgação

Com foco no Dia de São Patrício (St. Patrick’s Day) – celebrado em 17 de março – a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual de Artes Visuais (Ieavi), Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), Cinemateca Paulo Amorim e programa RS Criativo, em parceria com o Consulado da Irlanda, promoverá atividades gratuitas e abertas ao público alusivas à data.

 A programação estabelece aproximações com a literatura, audiovisual, artes visuais e economia criativa, iniciando com um encontro entre Donaldo Schüler, um dos tradutores de Ulysses para a língua portuguesa, e a artista visual Elida Tessler, autora de uma instalação conceitualmente gerada a partir desta obra de Joyce. Intitulado Dubling, o trabalho surge, nas palavras da artista, pela intenção de transformar “um nome próprio [Dublin] em verbo no gerúndio [Dubling]”, reunindo, desde sua concepção, um movimento de contração da língua inglesa e da língua portuguesa.

Na Cinemateca Paulo Amorim, o público poderá apreciar obras cinematográficas irlandesas que farão parte da mostra audiovisual promovida pelo Iecine. Na Casa de Cultura, a gastronomia irlandesa também fará parte da programação, uma vez que o Restaurante Lola, localizado na cúpula da CCMQ (7º andar), incluirá pratos típicos do país homenageado. A Livraria Taverna (térreo da Casa de Cultura) dará descontos nas obras literárias irlandesas.

Iluminação especial

Além de uma extensa programação alusiva à data, os prédios do Theatro São Pedro, Palácio Piratini, Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff) e as Ruínas de São Miguel das Missões, bem como a cúpula da CCMQ, o Restaurante Lola e o Restaurante da Travessa da Casa de Cultura receberão iluminação verde, alusiva ao St. Patrick’s Day, de 14 a 17 de março.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?