Música | Notas

“Dudu Sperb & Adão Pinheiro – Voz e Piano” estreia no YouTube

Change Size Text
“Dudu Sperb & Adão Pinheiro – Voz e Piano” estreia no YouTube Dudu Sperb, em 1996. Foto: Arquivo pessoal/Divulgação

Neste domingo (25/7), o cantor e compositor Dudu Sperb lança Dudu Sperb & Adão Pinheiro – Voz e Piano, vídeo que contém um documento sonoro: o áudio de um show que completará, nesta data, exatos 24 anos. A apresentação, realizada em 25 de julho de 1997, no Foyer do Theatro São Pedro, reuniu em palco Dudu e o grande pianista Adão Pinheiro. O especial estará disponível no canal de YouTube do compositor.

O material é um registro feito em fita cassete a partir da plateia, que tinha apenas o propósito de servir como uma referência de trabalho, sem a intenção de se transformar em algo para ser compartilhado com o público. Entretanto, por se tratar do único testemunho dos encontros de Dudu e Adão nos palcos, e também pelo fato do Adão não possuir uma discografia amplamente difundida, Dudu decidiu compartilhar a maior parte daquilo que chegou a ser gravado de voz e piano.

“O concerto no Foyer aconteceu no dia 25 de julho, valendo mesmo como uma estreia. Eu já havia cantado ali, porém era sempre um desafio. Se uma plateia atenta e silenciosa era tudo o que a gente queria, também aumentava muito a ansiedade, o nervosismo – sobretudo para quem estava acostumado a fazer mais música na noite, em ruidosos cafés onde o público não escutava com a mesma concentração”, conta Dudu Sperb.

Cartaz original do show de 1997/Divulgação

“Adão foi um parceiro atento, generoso e isso me parece perceptível nesse registro. Ele escutava o companheiro, ajustava o caminho, se guiava pela reciprocidade. E, apesar de naquela altura eu não ter nem perto da experiência que ele possuía da cena e do fazer musical, me encanta hoje perceber o nosso envolvimento, criando e chegando juntos em lugares imprevistos”, completa o cantor.

Cartaz “Dudu Sperb & Adão Pinheiro – Voz e Piano”. Arte: Marcelo Freire

O som da fita resgatada foi remasterizado de forma belíssima pelo Marcos Abreu. A edição do vídeo é de Marcelo Freire, que já trabalhou nos dois clipes anteriores de Dudu, e foi feita utilizando-se das artes do cartaz da época.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?