Cultura | Notas

Economia Criativa é responsável por um a cada quatro postos de trabalho de Porto Alegre, aponta estudo

Change Size Text
Economia Criativa é responsável por um a cada quatro postos de trabalho de Porto Alegre, aponta estudo Palestra Potenciais Criativos Porto Alegre. Foto: Rafael Varela

A chamada Economia Criativa, que reúne setores vinculados à cultura, criatividade, conhecimento e inovação, é responsável por 24,7% dos postos de trabalho gerados em Porto Alegre. Os números da capital são abordados em estudo inédito divulgado nesta terça-feira (26/4), durante a palestra Potenciais Criativos – Caso Porto Alegre, realizada na Casa de Cultura Mario Quintana.

A atividade integra o 2º Circuito RS Criativo, projeto de capacitação para empreendedores criativos. A mediação ficou por conta da coordenadora do RS Criativo – programa estratégico coordenado pela Sedac –, Carolina Biberg

Somando os empregos formais representados pelas atividades dos Microempreendedores Individuais (MEIs) que atuam na área, a capital gaúcha conta com 125.631 postos de trabalho relacionados com a Economia Criativa. O levantamento leva em conta um conjunto de 92 atividades vinculadas a oito segmentos da economia gaúcha, com destaque para áreas como Arquitetura, Design e Moda, TI e Software, Publicidade, Artes Visuais, Audiovisual e setores ligados ao Mercado Editorial, Pesquisa e Patrimônio. 

Em uma área conhecida pelo alto nível de informalidade, a Economia Criativa representa 11,8% dos empregos formais gerados na maior cidade do Rio Grande do Sul, com um total de 100.685 postos. A maior parcela dos empregos é registrada no grupo de Arquitetura, Design e Moda (34,9% do total), seguido da área de Pesquisa, Desenvolvimento e Ensino Superior (26,4%) e TI e Software (16,9%). Somados, os três setores representam quase 80% dos empregos formais na área criativa.

;
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?