Edital | Notas

Edital Iberê/CMPC seleciona artistas de Guaíba, Pelotas e Rio Grande para residência artística

Change Size Text
Edital Iberê/CMPC seleciona artistas de Guaíba, Pelotas e Rio Grande para residência artística Iberê Camargo. Foto: Acervo da Fundação/Divulgação

A Fundação Iberê abre no dia 20 de junho (domingo) as inscrições para o Edital Iberê/CMPC 2021. Com patrocínio da CMPC Brasil, a iniciativa retorna a grade de programas públicos da instituição, oferecendo duas bolsas a artistas atuantes nas cidades de Guaíba, Pelotas e Rio Grande. A partir de um processo seletivo, realizado por uma comissão liderada pelo artista plástico Paulo Amaral, os bolsistas atenderão a uma residência artística envolvendo uma série de etapas, dentre pesquisa, formação e experimentação no Acervo e no Ateliê de Gravura da Fundação Iberê.

Ao longo do mês de agosto, os selecionados trabalharão com artista Eduardo Haesbaert, assistente de Iberê Camargo e responsável pelo Ateliê de Gravura, técnicas para produção de obras que dialoguem com o legado do pintor. Durante o processo, eles receberão uma bolsa-auxílio no valor de R$ 2,5 mil, além do custeio de transporte intermunicipal, hospedagem e diária de alimentação.

Ao final da residência, o processo de imersão na arte contemporânea será apresentado em um recorte coletivo na Fundação Iberê, promovendo o projeto e os artistas vencedores. “Em meio a pandemia, o Edital Iberê/CMPC e o contato presencial com a vida e a obra do pintor são um incentivo para que os artistas mergulhem ainda mais no processo criativo, colaborativo e de troca de experiências”, diz Emilio Kalil, diretor superintendente da Fundação Iberê.

Para participar, é necessário preencher a ficha de inscrição no site da Fundação até às 23h59 do dia 3 de julho. No mesmo documento, os interessados deverão apresentar uma carta de intenção, descrever o projeto a ser desenvolvido durante a residência e indicar links de referência para trabalhos audiovisuais e sonoros. Os artistas selecionados serão conhecidos no dia 26 de julho.  

Cronograma

Inscrições: de 20 de junho a 03 de julho de 2021
Fase de habilitação: de 04 a 08 de julho de 2021
Divulgação dos artistas habilitados: 09 de julho de 2021
Fase de análise dos projetos: de 10 a 25 de julho de 2021
Divulgação do resultado final: 26 de julho de 2021

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?