Cultura | Notas

Em nova série, Rádio Novelo visita crimes reais para entender o que é justiça no Brasil

Change Size Text
Em nova série, Rádio Novelo visita crimes reais para entender o que é justiça no Brasil Capa de "Crime e Castigo". Foto: Divulgação

Semanas depois do fim de Praia dos Ossos, a série narrativa da Rádio Novelo sobre o assassinato de Ângela Diniz, Doca Street, o assassino, morreu em São Paulo de causas naturais. A reação do público que tinha acabado de revisitar o caso pelo podcast foi brutal: para os ouvintes, a justiça aparentemente não havia sido feita. Mas o que é justiça? Instigadas por essa reação, Branca Vianna, Flora Thomson-DeVeaux e Paula Scarpin deram início à produção de Crime e Castigo, série original em 6 episódios com lançamento no dia 2 de abril

“Lendo os comentários dos ouvintes do Praia, a gente começou a se perguntar o que as pessoas queriam, e por que um caso em que o sistema penal funcionou, com julgamento, provas e condenação do assassino confesso não encerrava a questão”, lembra Branca Vianna.

Em cerca de um ano e meio de trabalho, a equipe ouviu mais de 30 pessoas que lidaram diretamente com tentativas de fazer justiça. A série é narrada por Branca Vianna e as entrevistas se misturam a reflexões trazidas em conversas entre a apresentadora, Paula e Flora. 

Crime e Castigo visita casos reais e convida os ouvintes a avaliarem quão confortáveis estão com os conceitos de justiça, retaliação, vingança e reparação. São histórias de um filho assassinado, uma mulher violentada, um atropelamento, um estelionato, uma briga de vizinhos, um tiro acidental, e um feminicídio, entre outros casos. 

A série completa estará disponível em todas as principais plataformas de podcast e no site da Rádio Novelo no dia 2 de abril.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?