Cinema | Notas

FAM 2021 divulga filmes selecionados

Change Size Text
FAM 2021 divulga filmes selecionados Filme "Achados Não Procurados", de Fabi Penna/Reprodução

O 25º Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2021 terá uma edição distinta em formato online, entre os dias 23 e 29 de setembro, com oito mostras competitivas (Work in Progress, Videoclipe, Infantojuvenil, Curtas Catarinense, Curtas Mercosul, Longas Ficção Mercosul, DOC-FAM e Rally Universitário) e uma Mostra Convidada de Animação, não competitiva.

Este ano, das oito mostras competitivas, quatro delas tiveram inscrições (Work in Progress, Videoclipe, Curtas Catarinense e Infantojuvenil) e as outras quatro foram por convite realizado pela curadoria do Festival (Rally Universitário, Curtas Mercosul, Longas Ficção Mercosul e DOC-FAM).

Os filmes que farão parte da Mostra Curtas Mercosul estão em curadoria com instituições internacionais parceiras e em breve serão divulgados, assim como os representantes da Mostra Convidada Animação. As outras sete mostras que serão exibidas este ano contam com 33 filmes de nove países.

Temas como esperança, amizade, bullying, lendas da Amazônia, descobertas e aquecimento global estão entre os assuntos em foco dos seis filmes selecionados para a Mostra Infantojuvenil, curtas-metragens que representam a Argentina, Brasil e Uruguai.

A Mostra Videoclipe completa cinco anos na programação do FAM e foram selecionadas seis produções da Argentina, Colômbia e Brasil (estados do Maranhão, Minas Gerais e São Paulo).

Pelo terceiro ano consecutivo o FAM vai exibir filmes que ainda não foram finalizados na Mostra Work in Progress – WIP. Os seis filmes selecionados vêm do Uruguai, Argentina, Equador, Brasil, Peru e há uma coprodução Argentina, Bolívia, Brasil e Colômbia. Metade deles é dirigida por mulheres. Uma das produções participou dos pitchings do Encontro de Coprodução do Mercosul em 2019 e agora volta ao FAM para ser exibida.

Na Mostra Rally Universitário serão exibidos os quatro filmes vencedores na atividade de formação realizada pelo FAM. A Mostra Curtas Catarinense deste ano exigia filmes em première e foram selecionadas cinco produções, sendo três delas dirigidas por mulheres.

A Mostra de Longas (Ficção e DOC) vai exibir seis filmes. Este ano, as produções foram escolhidas através da curadoria da Panvision. Na DOC-FAM, mostra de documentários, dois filmes são estreias e retornam ao festival, agora para todo o público, depois de passaram pelo Encontro de Coprodução do Mercosul em 2019, são eles Iwianch, El Diablo Venado, direção de José Cardoso (estreia nacional) e a coprodução Colômbia/México El Film Justifica los Medios, direção de Juan Jacobo Del Castillo, que faz sua estreia mundial. Completa a lista o filme brasileiro O Amor Dentro da Câmera, direção de Jamille Fortunato e Lara Beck Belov.

Na Mostra Longas Ficção Mercosul são duas estreias. O filme chileno Matar Pinochet, direção de Juan Ignacio Sabatini, estreia no Brasil, e o catarinense Achados Não Procurados, direção de Fabi Penna, terá estreia mundial. Completa a seleção dos longas a coprodução Brasil/Uruguai A Teoria dos Vidros Quebrados, direção de Diego Parker.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?