Fotografia | Notas

FestFoto 2021 vai leiloar obra inédita de Luiz Carlos Felizardo

Change Size Text
FestFoto 2021 vai leiloar obra inédita de Luiz Carlos Felizardo "Monsaraz". Foto: Luiz Carlos Felizardo/Divulgação

O FestFoto – Festival Internacional de Fotografia de Porto Alegre encerra o seu primeiro leilão totalmente virtual com a obra Monsaraz, de Luiz Carlos Felizardo. A fotografia é uma obra-prima que até agora poucos tiveram oportunidade de apreciar. Captada em 1996, em um vilarejo medieval do Alentejo português, a fotografia foi impressa apenas uma vez e consta em uma única publicação sobre o autor. A obra encerra a Ação de Primavera do FestFoto que colocou o trabalho de artistas brasileiros para aquisição do público em uma iniciativa que captou recursos para obras sociais e para a realização do próprio festival.

A imagem tem a marca da atmosfera da aldeia de casas caiadas que é considerada uma das 7 Maravilhas de Portugal. A composição, que traz a experiência diante de uma paisagem que abriga mil anos de história e o desafio dos extremos de branco e preto para um autor que busca o cinza médio.

Felizardo conta que o predomínio do branco e preto em Monsaraz pode ter ajudado os extremos do recorte da cena em 35 mm, mas fotografar com a Leica talvez tenha sido a grande razão para fazer a foto. “Toda a cena se enquadrava perfeitamente no meu visor, acho que fotografei com uma lente 50 mm, o que facilitou tudo”, conta o autor.

A diagonal estabelecida pela escada, a bengala do velho e a posição do casal chamaram atenção do fotógrafo. “O fato dos dois serem idosos dá um certo ‘quê’ à fotografia, uma certa “ternura”, resume Felizardo.

A obra encerra a Ação de Primavera do FestFoto, uma iniciativa de caráter beneficente com venda de fotografias pela internet. Monsaraz estará em exibição e disponível para compra entre 26 e 28 de outubro. Os lances podem ser registrados no perfil do Instagram do FestFoto. Os recursos arrecadados serão revertidos para o apoio ao Jornal Boca de Rua e para a produção da edição 2022 do FestFoto. Foram 35 obras de 31 autores e autoras brasileiros, arrematadas em um leilão totalmente virtual.

É a primeira venda de foto em formato de leilão beneficente realizada totalmente pela internet. As obras ficam expostas durante três dias e os lances são registrados nos comentários.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?