Música | Notas

Ghadyego Carraro lança álbum “Soundscapes of South America” voltado ao baixo acústico

Change Size Text
Ghadyego Carraro lança álbum “Soundscapes of South America” voltado ao baixo acústico Ghadyego Carraro. Foto: Divulgação

História, cultura e música se entrelaçam aprofundando sentimentos e relações sonoras. O contrabaixista e compositor brasileiro Ghadyego Carraro lança, em 25 de agosto, o álbum Soundscapes of South America em todas as plataformas digitais. O disco contém seis obras inéditas que mergulham na atmosfera do jazz, da música erudita e folclórica, trazendo uma perspectiva particular do ambiente sul-americano.

O álbum contém seis composições de Carraro que focam no ambiente cultural, no clima e geografia sul-americana. O frio, o vento, o pampa, as montanhas, o mar e o litoral são alguns dos elementos que Ghadyego Carraro explora transformando percepções em sons por intermédio do contrabaixo acústico com arco e pizzicato.

“Soundscapes of South America”. Fotografia capa: Ghadyego Carraro/Divulgação

“É mais um disco importante na minha carreira, pois se trata de explorar o processo composicional e expor uma perspectiva sonora da América do Sul, temática explorada recentemente no doutorado em história focado na música sul-americana. Em tempos de pandemia, compor esse disco para mim foi uma forma de fazer uma autoanálise da vida, da minha relação com o espaço físico e simbólico deste lugar e dos elementos culturais com que me comunico”, revela Carraro.

Segundo Ghadyego Carraro, o álbum foi pensado e produzido entre o segundo semestre de 2020 e o primeiro semestre de 2021. Ele reflete a introspecção vivida no período pandêmico, aponta para reflexões e explorações advindas da pesquisa histórica e cultural da América do Sul, das fricções da cultura sul-americana com a de diferentes partes do mundo. Além de, apresentar um olhar particular para os elementos naturais típicos da geografia e clima da América do Sul.

A relação de Carraro com a música começou cedo. “Nasci e cresci no interior do Rio Grande do Sul e, às vezes, passava algum músico pela minha casa e eu ficava ouvindo os sons e tentando reproduzir quando um violão sobrava por perto. Já na adolescência o interesse pela música voltou, passei a estudar violão, depois baixo elétrico e acústico, complementarmente piano, composição e arranjo. Por fim acabei cursando graduação em Música, também mestrado em performance musical – baixo acústico e doutorado em História com foco na historiografia da música sul-americana. Atualmente sigo carreira como instrumentista, professor, educador e pesquisador”, conclui o artista.

Faça o pré-save do álbum aqui

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?