Fotografia | Notas

Instituto Moreira Salles lança site dedicado ao fotojornalismo brasileiro

Change Size Text
Instituto Moreira Salles lança site dedicado ao fotojornalismo brasileiro O Congresso fechado pelo AI-5, 1968. Foto: Orlando Brito/Divulgação

Com o objetivo de difundir o passado e o presente do fotojornalismo brasileiro, o Instituto Moreira Salles lança o site Testemunha Ocular. Disponível a partir de 2 de junho, o portal apresenta a produção e carreira de fotógrafos de diferentes gerações e regiões do país. Também inclui dossiês, ensaios críticos, depoimentos em vídeo, além de outros materiais que ressaltam a importância da atividade na documentação da realidade brasileira e na construção da memória nacional.

A concepção do projeto é do jornalista Flávio Pinheiro, que atuou como superintendente-executivo do IMS entre 2008 e 2020. O jornalista Mauro Ventura assina a edição do site, e o fotógrafo Leo Aversa, por sua vez, foi responsável pela edição de imagens durante a criação do projeto.

O portal tem como ponto de partida a forte presença do fotojornalismo no acervo do IMS, que reúne desde coleções autorais até o conjunto de imagens dos Diários Associados, adquirido em 2016. O portal destaca esse rico material, mas também aborda a obra de outros profissionais, além de diferentes assuntos relacionados à área. É destinado tanto a pesquisadores quanto ao público em geral, que pode navegar pelas histórias, imagens e reflexões ali reunidas.

;
PUBLICIDADE