Literatura | Notas

Instituto Quindim promove curso online com obra de Walter Benjamin

Change Size Text
Instituto Quindim promove curso online com obra de Walter Benjamin Card do curso/divulgação

O Instituto de Leitura Quindim promove o curso “Desamparo, infância e literatura – Diálogo com a obra de Walter Benjamin“, a partir de 27 de setembro. As aulas ministradas pela escritora e psicanalista Ninfa Parreiras e a antropóloga Carolina Parreiras, acontecerão em cinco encontros online, sempre às segundas-feiras, das 20h às 22h.  Interessados devem fazer as inscrições no site do Quindim.

Por meio de leituras dos textos do filósofo alemão Walter Benjamin, o curso irá analisar as obras literárias contemporâneas para compreender como é representado o desamparo infantil e como palavras, imagens e brinquedos podem servir de metáforas. Serão abordados temas como sociedade, cultura, brincadeira, subjetividade, ficção versus realidade e criação.  

As aulas serão divididas nos seguintes módulos: Vida e obra de Walter Benjamin: sua relação com as artes, a filosofia, a cultura, a sociedade; O livro, o brinquedo, a narrativa, a rádio na obra de Walter Benjamin; O desamparo: uma leitura psicanalítica e sociológica; Como se apresenta o desamparo nas obras literárias em prosa e Como se apresenta o desamparo nas obras literárias em poesia.  

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?