Notas

Itamar Vieira Júnior é o entrevistado de “Um Certo Alguém”

Change Size Text
Itamar Vieira Júnior é o entrevistado de “Um Certo Alguém” Foto: IC/Divulgação

Um dos autores brasileiros mais comentados da atualidade, Itamar Vieira Júnior é o convidado da coluna Um Certo Alguém que o site do Itaú Cultural coloca no ar nesta quinta (11/2), a partir das 13h.

Doutor em Estudos Étnicos e Africanos pela Universidade Federal da Bahia, onde também se graduou geógrafo, Vieira se descreve como alguém que “está sempre disposto a aprender, e escreve para se sentir vivo”.

Nas entrevistas semanais publicada em Um Certo Alguém, são feitas quatro perguntas aos entrevistados: qual é a história de sua maior saudade? o que o emociona no dia a dia? como você se imagina no amanhã? e quem é? Elas abordam passado presente e futuro, de forma a aproximar, a cada nova edição da série, público e personalidades do meio da arte e da cultura.

Sobre sua maior saudade, Itamar Vieira Júnior remete às coisas que não pode mais viver. “São as histórias interrompidas, porque as pessoas que faziam parte da minha trama de vida já não estão aqui para compartilhá-las comigo”, diz o escritor, que se inspirou no poema Marília de Dirceu, escrito em 1792, por Tomás António Gonzaga, para intitular seu premiado romance de estreia, Torto Arado, vencedor, em 2020, do Jabuti e do Oceanos – Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa, co-realizado pelo Itaú Cultural.

Esse homem do sertão conta à coluna que, no dia a dia, se regozija com coisas simples, assim “como a natureza seguindo seu curso: uma flor rompendo o concreto, a capacidade de nos comunicarmos com os animais, com outras formas de vida, mesmo considerando a premissa – talvez simplista – de que não falamos a mesma língua”.

Sobre o futuro, Itamar Vieira Júnior pontua: “Imagino esse amanhã construído coletivamente para superar os obstáculos que não permitem que muitos tenham o direito de sonhar o futuro. A esperança engajada é a espera não-passiva”, reflete ele, que se descreve, ainda, como um “homem inquieto, que não se esquiva de viver intensamente as coisas que o afetam”.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?