Literatura | Notas

Jeferson Tenório é o convidado do próximo episódio do podcast “Atraverso”

Change Size Text
Jeferson Tenório é o convidado do próximo episódio do podcast “Atraverso” Foto: Carlos Macedo/Divulgação

O Avesso da Pele (Companhia das Letras) é o tema do quarto episódio do Atraverso, podcast de literatura apresentado pelo jornalista Ronaldo Bueno, que retoma sua programação quinzenal nesta terça (2/2), após um breve recesso no mês de janeiro.

Bueno conversa com o autor da obra, Jeferson Tenório, nascido no Rio de Janeiro, em 1977, e radicado em Porto Alegre há mais de 20 anos.

Mestre em literaturas luso-africanas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutorando em teoria literária pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Tenório estreou na literatura em 2013 com o romance O Beijo na Parede, eleito Livro do Ano pela Associação Gaúcha de Escritores (AGES). Patrono da Feira do Livro de Porto Alegre do ano passado, já teve textos adaptados para o teatro e contos traduzidos para outros idiomas.

Em O Avesso da Pele, o autor conta a história de Pedro, um jovem que tenta reconstituir a trajetória da própria família após seu pai, um professor de literatura chamado Henrique, ser morto durante uma violenta abordagem policial. Dias após o enterro, Pedro volta ao apartamento do pai e começa a montar um quebra-cabeça afetivo com o que restou materialmente: um orixá, roupas jogadas dentro do armário, cadernos e papéis, utensílios pessoais e pastas com provas escolares. É como se o filho mergulhasse na vida íntima do pai para resgatar uma subjetividade que foi roubada pelo Estado.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?