Música | Notas

“Maremoto” é a primeira atração do projeto Espaçonave

Change Size Text
“Maremoto” é a primeira atração do projeto Espaçonave Foto: Silas Lima/Divulgação

A Cia Teatrofídico apresenta o projeto Espaçonave, que pousa no Bar Ocidente toda sexta-feira, a partir do dia 3 de setembro, onde uma atração musical promove uma experiência sensorial especial para o público. A programação inicial inclui ícones da cena LGBTQIA+ de Porto Alegre tais como Valéria Barcellos com o show teatralizado Maremoto, Heinz Limaverde com seu sucesso Gordura Trans, Daniel Debiagi no show Para Todo Mal: a Cura e a explosão de Madblush.

A primeira atração é a estreia de Maremoto, espetáculo musical inspirado no texto O Marinheiro, escrito em 1913 por Fernando Pessoa e reeditado em 1915 como texto teatral que difere de sua obra poética e seus heterônimos, colocando em cena o velório de uma mulher anônima, vigiada por outras três, próximo a uma praia não identificada, num tempo indeterminado e sem maiores informações que as revelem ou a relação entre as personagens. 

Definida como uma peça estática em ato único parece um sonho ou pesadelo onde as figuras estão diante do corpo de uma outra, numa atmosfera de realismo fantástico. Legítimo representante do simbolismo, o texto é apenas referência a encenação que utiliza-se do onírico para reforçar a temporalidade e nenhum vestígio de identidade. Mais que uma peça sobre a morte, sustenta o renascimento como parte da evolução humana.

A proposta da encenação transfere este argumento para um show musical teatralizado com a multiartista Valéria Barcellos, músicos e inclusão de videoarte. O repertório apresenta canções que reforçam o imaginário do poeta português, sua ligação com o mar, a saudade e o lado sombrio do físico e da alma.

O evento acontece nos dias 3, 10 e 17 de setembro, às 21h, no Bar Ocidente. A partir de 17 de setembro será disponibilizado em formato digital.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?