Cultura | Notas

Mês do Orgulho LGBTQIAP+ tem programação especial na Casa de Cultura Mario Quintana

Change Size Text
Mês do Orgulho LGBTQIAP+ tem programação especial na Casa de Cultura Mario Quintana Foto: Luka Machado/Divulgação

A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) traz uma intensa programação alusiva ao Mês do Orgulho LGBTQIAP+, que celebra as conquistas e direitos alcançados a partir da revolta de Stonewall, ocorrida em 28 de junho de 1969, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. O movimento foi um marco na história do ativismo, e o 28 de junho foi instituído e é celebrado em diversos países como Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+. As ações desenvolvidas na CCMQ envolvem debates, feira na Travessa Rua dos Cataventos, sarau artístico e duas exposições artísticas inéditas. 

A programação organizada pelo Núcleo Educativo da CCMQ é realizada em parceria com outras instituições da Sedac, como a Cinemateca Paulo Amorim e o RS Criativo – programa estratégico do governo do Estado voltado ao fomento da economia criativa. Um dos organizadores do evento, Gustavo Deon, do Núcleo Educativo da CCMQ, destaca que a instituição propõe uma intensa agenda de ações afirmativas e de visibilidade à comunidade LGBTQIAP+. 

O projeto Vitrine CCMQ + RS Criativo, que proporciona espaço para exposição e comercialização de produtos de arte e economia criativa, inaugura a segunda ocupação do ano de 2022, realizada pelo Coletivo Visibilidade Trans, no dia 2 de junho. O grupo viabiliza a produção de ações criativas e artísticas de pessoas trans, travestis e não-binárias. O espaço Vitrine CCMQ + RS Criativo fica no térreo do prédio Gasômetro da CCMQ (Andradas, 736 – Centro Histórico de Porto Alegre), onde a ocupação permanece até o final de julho, propondo ações que envolvem o público com as linguagens artísticas ativadas pelo Coletivo Visibilidade Trans em áreas como literatura, pintura, cerâmica, desenho, fotografia e performance.

Programação completa

11/6 – Ciclo de Debates para Educadores: Direitos LGBTQIAP+
11/06 – Feira na Travessa + Diálogos Criativos Diversidade
16/06 – Abertura da Exposição E se: Um diálogo sobre como seria
25/06 – Sarau Artístico
28/06 – Abertura da Exposição Antes que a Noite Acabe

;
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?