Cinema | Notas

Mostra exibe filmes de José Mendes na Sala Eduardo Hirtz

Change Size Text
Mostra exibe filmes de José Mendes na Sala Eduardo Hirtz José Mendes. Foto: Leopoldis Som/Divulgação

A Cinemateca Paulo Amorim recebe uma mostra especial em homenagem a um dos artistas mais populares da cultura gaúcha: o ator, cantor e compositor José Mendes (1939 – 1974). Além de discos de muito sucesso, sua breve carreira inclui três filmes, que serão exibidos na Sala Eduardo Hirtz em cópias restauradas a partir dos arquivos da produtora Leopoldis Som. A programação da Mostra Especial José Mendes 50 Anos Depois começa no dia 13 de setembro, às 19h, com a exibição de Pára Pedro!

Em sequência, no dia 14, estará em cartaz Não Aperta, Aparício; e no dia 15, será a vez de A Morte não Marca Tempo, também às 19h. A viúva de José Mendes, Maria Isabel de Deus, e seu filho, José Mendes Jr., estarão presentes em todas as sessões para conversar com o público. Outros convidados da programação são Ajadil Costa, autor da biografia sobre o artista, e Ivo Czamanski, diretor de fotografia de A Morte não Marca Tempo.  

A mostra se completa com o lançamento de um minidocumentário em homenagem a José Mendes, dirigido pelo pesquisador Glênio Póvoas e que reúne depoimentos de amigos e familiares, e também de um folder-catálogo com informações sobre a vida e a obra do homenageado.

A homenagem a José Mendes integra o Festival Cinemateca Paulo Amorim, com patrocínio da Gerdau, Vero, Icatu Seguros e Rio Grande Seguros, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

;
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?