Música | Notas

“My Favourite Kind” é a nova música de Victor Todt

Change Size Text
“My Favourite Kind” é a nova música de Victor Todt Foto: Luciane Todt/Divulgação

Um britpop psicodélico repleto de referências sessentistas e noventistas será lançado na próxima sexta-feira (18/6), nas plataformas de streaming. My Favourite Kind é o nono single do cantor e compositor Victor Todt. Coincidentemente, a faixa é lançada no mesmo dia que uma de suas grandes inspirações, o músico britânico Paul McCartney, comemora 79 anos.

Desde 2016 lançando produções autorais, a partir de 2020 Todt começou a compor em inglês. A mudança surge por conta de uma temporada vivendo em Liverpool e inspirações que nascem através da troca com músicos locais: “me apaixonei tanto pela cidade e suas pessoas que foi um processo natural o desejo de compor em inglês, trazendo um pouco do que vivi para minha produção artística”, comenta. Atualmente Victor segue compartilhando seu processo e inspiração com artistas britânicos parceiros.

“Escrevi My Favourite Kind em janeiro deste ano. Surgiu a partir de uns poemas sobre flores que li do Pablo Neruda e de Rubem Braga. Falar sobre alguém usando a figura metafórica me chamou atenção, então rabisquei a primeira frase da primeira estrofe, que traduzindo é: ‘você pode crescer em qualquer lugar, entre as falésias/penhascos, o concreto e os trilhos’. Ao finalizar, levei em voz e violão para o meu atual produtor, Bruno Mad, para pensarmos juntos na sonoridade dela e assim iniciar as gravações”, explica Victor.

Capa de “My Favourite Kind”/Divulgação

A parceria com Mad iniciou no ano passado, com o lançamento de Liverpool e In this Dream. “Bruno me provocou para que eu fosse intercalando as faixas entre canções mais animadas e mais lentas e eu gostei do desafio”, revela. My Favourite Kind é um pop rock, com melodias “catchy” e com referências do britpop, desde Beatles do período Rubber Soul-Revolver, passando por Stone Roses, Oasis e Miles Kane. Bem ao estilo “Cool Brittania” dos anos 1990, Todt também cita como influência Richard Ashcroft, assim como os contemporâneos australianos DMAs, e destaca que suas grandes paixões são a música e o futebol.

A faixa foi gravada em Porto Alegre, na casa de Mad e no Nektarestudio, onde Victor e o produtor dividiram a execução de todos os instrumentos: Todt na voz, violão e guitarras e Bruno baixo, bateria, guitarras e sintetizador.

Victor inicia sua relação com a música ainda criança, na escola. Em 2012, vivendo em Barcelona, decide aprofundar seus conhecimentos em violão, guitarra e canto, lançando Sem Direção em 2016. Além de apresentações em diversos espaços em Porto Alegre, o músico já tocou em Ushuaia, na Argentina, e na cidade do Porto, em Portugal.

Faça o pré-save de My Favourite Kind aqui.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?