Cultura | Notas | Teatro

Ói Nóis Aqui Traveiz prepara programação especial para celebrar os 45 anos do grupo

Change Size Text
Ói Nóis Aqui Traveiz prepara programação especial para celebrar os 45 anos do grupo "O Amargo Santo". Foto: Pedro Isaias Lucas

O Ói Nóis Aqui Traveiz entra o ano empunhando orgulhoso seu estandarte. No alto de seus 45 anos ininterruptos de atividades, o grupo está à frente de um ousado projeto nas artes cênicas, com foco na arte pública e acessível a todos. Em 2023, o grupo prepara o lançamento do Museu da Cena do Ói Nóis Aqui Traveiz, um projeto inédito de valorização do teatro em nível nacional, buscando a memória e a importância deste segmento da cultura para a formação de uma sociedade crítica. A previsão de lançamento é agosto de 2023.

Além disso, o lançamento de um livro trazendo à luz a memória e a história de grupos longevos que vêm sendo visitados pelo Ói Nóis ao longo do projeto Arte Pública, ganha destaque na programação. A falta de políticas públicas, as dificuldades, os últimos quatro anos e o desmonte da cultura, tudo estará lá, sob o olhar do grupo. Um documentário e uma exposição fotográfica abordam ainda este assunto dos grupos longevos.

Os webinários, ponto alto do projeto, ganham atividades este ano, abrangendo os eixos criação, formação, territórios e memória. “Tear – tecendo a rede de memória”, “Do jogo a cena – construindo aprendizagens”, “Processos criativos e teatro – dialogando com nossos mestres” e, por fim “Territórios culturais em conexão”, são os temas desses seminários abrangentes e abertos, que irão movimentar a classe artística brasileira. A partir de abril a programação começa a se movimentar, com os primeiros encontros.

O Arte Pública se espraia para o além mar e vai a Portugal participar do festival Tanto Mar, entre 22 e 28 de maio. Lá, a atriz Tânia Farias dirigirá um espetáculo composto por mulheres, chamado Sobre Rosas e Margaridas e apresentará seu M.E.D.E.I.A., que teve estreia recente no 29º Porto Alegre em Cena.

Ainda neste 2023, o grupo irá estrear seu novo espetáculo de teatro de rua, Ubu Tropical, uma pesquisa que vem sendo feita há um ano e que parte do personagem Pai Ubu, de Alfred Jarry, e do Tropicalismo. A ideia de ser um espetáculo de rua vai ao encontro da proposta de arte pública, gratuita e acessível.  A previsão é setembro de 2023.

;
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?