Notas

Pianístico 2020 marca retomada de eventos culturais em Joinville

Change Size Text
Pianístico 2020 marca retomada de eventos culturais  em Joinville Tributo ao Zimbo Trio. Foto: Dani Godoy/Divulgação

Espetáculos sem intervalo, para evitar aglomerações, medição de temperatura, fornecimento de álcool gel, uso obrigatório de máscaras pelo público e músicos, até a entrada no palco, uso de ambiente natural, sem condicionador de ar, nas apresentações em locais fechados.

Único grande evento cultural deste estranho 2020, o 3º Pianístico de Joinville, confirmado para o período de 3 a 6 de dezembro, tem uma boa receita para fechar, com arte e beleza, um ano tão difícil e complexo. Uma das novidades é a realização de dois concertos transmitidos no formato de lives, pelas redes sociais do festival.

Nesta edição, o festival será um pouco mais restrito – mas pleno. Começa em 3 de dezembro, às 20h, no Teatro Juarez Machado, em noite dedicada à ajaezada música brasileira e à magia de uma carreira de 49 anos de um memorável trio de músicos geniais. À frente da organização do festival está o produtor cultural Carlos Branco, da porto-alegrense Branco Produções.

Tributo ao Zimbo Trio, com Amilton Godoy, fundador do grupo, traz alguns emblemas dessa inesquecível trajetória, como o primeiro arranjo do Zimbo feito para Garota de Ipanema e o hino brasileiro Aquarela do Brasil. E, para relembrar os LPs do Trio com orquestra, uma faixa registra Johann Sebastian Bach. Durante a trajetória de 49 anos na ativa, o grupo gravou 51 discos, entre LPs, EPs e CDs, editados em 22 países.

A montagem de um espaço de drive-in, no estacionamento do Shopping Mueller, no Centro da cidade, é um dos diferenciais desta edição: o pianista norte-americano Jeff Gardner se apresenta em Joinville com seu trio. O show, às 17h do dia 4, marca a estreia do novo trio de Gardner, com o baterista Carlos Bala e o jovem e virtuose baixista Michael Pipoquinha. O repertório autoral é baseado nas composições do Jeff, em ritmo de samba, choro, baião, bossa, afro jazz e gospel.

Uma das principais atrações internacionais do festival, neste ano, é a pianista Mūza Rubackytė, da Lituânia, que faz seu concerto no sábado, 5, às 20h30. Frequentemente convidada para os principais palcos mundiais, da França à Rússia, de Pequim a Tóquio, Mūza estudou piano no Tchaikovsky Conservatory, de Moscou, e já atuou com os mais renomados maestros.

Ainda entre os destaques da programação, chama atenção o talento precoce de Olívia Tebaldi, de Vitória (ES). A menina, de 9 anos, começou a estudar piano aos 4. Aos 6, já participava de concursos de piano, no Brasil e, mais recentemente, no exterior. Ela se apresenta no último dia do Pianístico, 6 de dezembro às 17h, no Teatro Juarez Machado.       

Já o encerramento do 3º Pianístico traz, novamente, a riqueza do piano brasileiro, nas mãos de Cristovão Bastos, domingo, 6, às 19h30, no Juarez Machado. Respeitado e admirado no cenário musical, este carioca nascido no bairro de Marechal Hermes, na cidade do Rio de Janeiro, completa 74 anos no dia da abertura do festival, com 50 de carreira.

Cristovão foi um dos fundadores da célebre Banda Black Rio, é conhecido por parcerias com nomes como Chico Buarque (na canção Todo o Sentimento), Aldir Blanc e Paulinho da Viola. Versão da música que compôs com o poeta Abel Silva, chamada Raio de Luz, foi gravada em 1999 pela norte-americana Barbra Streisand.

A produtora cultural Albertina Tuma, coordenadora geral, explica que este é um evento completamente diferente das grandes festas que foram canceladas.

— O formato não segue os padrões das edições anteriores e foi muito bem pensado. A música servirá como um acalento. E tem o poder de transformar vidas, ajudando a diminuir esse efeito da pandemia, trazendo um pouco de esperança. Várias cidades já adotaram esta alternativa, a da música. É o mundo aos poucos voltando à normalidade — comenta.  

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?