Música | Notas

Projeto Sementes da Retomada lança EP sobre o encontro musical entre indígenas e não indígenas

Change Size Text
Projeto Sementes da Retomada lança EP sobre o encontro musical entre indígenas e não indígenas Foto: Anderson Astor/Divulgação

No último sábado (25/9), foi lançado oficialmente o EP  Sementes da Retomada – Coral Araí Ovy & La Digna Rabia, um encontro musical entre o Coral Araí Ovy (céu azul), da Retomada Mbya-Guarani Tekoa Ka´aguy Porã (mata sagrada), de Maquiné (RS), e o Conjunto Musical La Digna Rabia, como parte do Projeto Sementes da Retomada. As seis canções já podem ser ouvidas no site oficial, onde ainda é possível conferir fotos e vídeos sobre todo processo que teve início em janeiro de 2021. 

O projeto, uma parceria entre a retomada, os músicos da banda porto alegrense e a produtora Terramar Filmes, tornou real a possibilidade deste encontro entre universos tão diversos, através do respeito, da construção coletiva e dos diálogos interculturais. A iniciativa foi realizada com recursos da Lei 14.017/2020.

A ideia inicial era fazer uma gravação ao vivo reunindo os músicos do Coral e da banda, numa apresentação feita na retomada, contando com a presença de todos os integrantes da comunidade. Porém, com os diversos rumos que foram mudados devido ao agravamento da pandemia do Covid-19 em diversos momentos ao longo do processo, a alternativa mais segura foi optar por gravações feitas em separado: o Coral foi gravado na própria comunidade e a banda, no Estúdio Sangha, em Porto Alegre – tudo sob o olhar atento e minucioso do produtor musical Arthur de Faria, com co-produção musical de Lucas Kinoshita e assistência de Filipe Narcizo

Os técnicos de áudio responsáveis por estes dois importantes momentos foram Alexandre Birck (o Alemão), André Brasil e PH Branco, que trabalharam presencialmente com os músicos e mantendo o contato remoto ao vivo com os produtores musicais. A mixagem ficou a cargo de Gustavo Breier e a masterização foi feita por Douglas Benzi.

Juntamente com o EP, o projeto prevê o lançamento do documentário Sementes da Retomada – Coral Araí Ovy & La Digna Rabia, que tem pré-lançamento agendado para o sábado (2/9), ficando disponível ao público por sete dias. 

Este período foi estipulado por conta da inscrição do material em festivais no Brasil e no exterior, o que inviabiliza que ele fique disponível de forma pública durante este período. A montagem, com direção de Marcelo Curia, foi produzida pela Terramar Filmes e apresenta  os diferentes aspectos do Ñande Rekó, o modo de vida guarani, em meio a todo o processo de trocas, visitas presenciais e gravações do disco e do filme. 

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?